Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo, os efeitos dos jogos lúdicos no cotidiano escolar nas aulas educação física do ensino fundamental II e verificar como os professores de educação física desenvolvem os jogos lúdicos nas aulas de educação física do ensino fundamental II, a amostra foi composta de alunos do sexo feminino e masculino, na faixa etária entre 10 a 13 anos, estudantes de 6º ao 8º ano no total de 40 alunos, foi utilizado dois questionários, um para os alunos, constituídos com perguntas fechadas e abertas e o questionário para os professores. Este estudo foi descritivo, constituído de uma com abordagem exploratória, de natureza quantitativa considerando que utilizou-se técnicas estatísticas como frequência e percentagem. O resultado mais relevante foi sobre como consideram as aulas de Educação Física do Colégio Santa Bartolomea Capitaneo, mais da metade dos alunos envolvidos na pesquisa (52%) a consideraram ótima; 12 alunos (30%) a consideraram regular; quatro alunos (10,0%), muito séria e apenas três alunos (8%), chata. Concluiu-se que foram relevantes para a prática de jogos lúdicos nas aulas de educação física neste estudo, o que reflete em mudanças, como, maior interação entre professor e aluno. Nesse sentido, a aprendizagem do aluno torna-se significativa e transformadora, e assim, através dos jogos lúdicos, propomos uma educação física melhor para o ensino, quer na qualificação e formação crítica do educando, ou para garantir de modo mais satisfatório a permanência do aluno na escola. |