Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6392
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarcioDaPenhaRibeiro.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Mara Lúcia Blanc dos-
dc.contributor.authorRibeiro, Márcio da Penha-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Márcio da Penha. Jogos lúdicos no cotidiano escolar. 2013. 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-Licenciatura, Polo Macapá-AP, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo, os efeitos dos jogos lúdicos no cotidiano escolar nas aulas educação física do ensino fundamental II e verificar como os professores de educação física desenvolvem os jogos lúdicos nas aulas de educação física do ensino fundamental II, a amostra foi composta de alunos do sexo feminino e masculino, na faixa etária entre 10 a 13 anos, estudantes de 6º ao 8º ano no total de 40 alunos, foi utilizado dois questionários, um para os alunos, constituídos com perguntas fechadas e abertas e o questionário para os professores. Este estudo foi descritivo, constituído de uma com abordagem exploratória, de natureza quantitativa considerando que utilizou-se técnicas estatísticas como frequência e percentagem. O resultado mais relevante foi sobre como consideram as aulas de Educação Física do Colégio Santa Bartolomea Capitaneo, mais da metade dos alunos envolvidos na pesquisa (52%) a consideraram ótima; 12 alunos (30%) a consideraram regular; quatro alunos (10,0%), muito séria e apenas três alunos (8%), chata. Concluiu-se que foram relevantes para a prática de jogos lúdicos nas aulas de educação física neste estudo, o que reflete em mudanças, como, maior interação entre professor e aluno. Nesse sentido, a aprendizagem do aluno torna-se significativa e transformadora, e assim, através dos jogos lúdicos, propomos uma educação física melhor para o ensino, quer na qualificação e formação crítica do educando, ou para garantir de modo mais satisfatório a permanência do aluno na escola.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordJogos educativosen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordEducação física (Ensino fundamental)en
dc.titleJogos lúdicos no cotidiano escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-10-23T10:49:13Z-
dc.date.available2013-10-23T10:49:13Z-
dc.date.issued2013-10-23T10:49:13Z-
dc.date.submitted2013-07-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6392-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons