Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6388
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VictorLinoBernardes.pdf475,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação, indivíduo, cultura e sociedade : da cidadania planetária à pedagogia da terra
Autor(es): Bernardes, Victor Lino
Orientador(es): Coêlho Filho, Paulo Ramos
Assunto: Consciência
Cultura
Educação
Pedagogia
Data de apresentação: 23-Abr-2013
Data de publicação: 23-Out-2013
Referência: BERNARDES, Victor Lino. Educação, indivíduo, cultura e sociedade: da cidadania planetária à pedagogia da terra. 2013. 76 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este ensaio consiste numa reflexão sobre o momento histórico onde nos encontramos, momento de crise paradigmática, onde em função da revolução da comunicação e tecnologia, as distâncias entre os habitantes do planeta terra, cada vez menores e os impactos pelas decisões tomadas, tanto pelas nações, como por cada indivíduo são percebidas por todo o planeta em curto espaço de tempo. O objetivo deste ensaio é contribuir para os atores da educação através da elucidação dos desafios a serem enfrentados pela educação no séc. XXI. Também expressa as percepções e considerações que foram fundamento para a construção e execução de um processo pedagógico que tem a Terra e o Seres humanos como paradigma, onde a construção do conhecimento era elaborada a partir das compreensões de mundo dos indivíduos. Aliado a esta compreensão que se construía, os alunos eram estimulados a mergulharem dentro de Si, em busca de compreensão e proposições para os próprios desafios, e consequentemente, do mundo. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is a reflection about the historic moment that we’ve been passing through, moment of paradigm crises, where in function of the communication and technological revolution, the distances between the earth livers has became so straight and the impacts of the decisions made by nations and even by individuals are perceived around the planet in a short space of time. The objective of this work is to contribute with the actors of education, stthrough the showing up of the challenges that will need to be faced up by education in 21 century. It also express the perceptions and considerations that were the basis of a pedagogical process which had as its paradigm the Earth and Human beings, where the construction of the acknowledge departed from the individuals comprehension of the world. Allied to the comprehension that was being constructed, the students were stimulated do dive deep in their selves in search of comprehension and propositions to their own challenges, and consequently, the world challenges.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons