Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6378
Título: | Estudo comparativo acerca do fenômeno da medicalização na escola entre professores brasileiros e americanos |
Autor(es): | Barros, Ana Luiza Macedo de |
Orientador(es): | Legnani, Viviane Neves |
Assunto: | Medicalização Medicamentos - utilização Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade Distúrbios da audição Educação de crianças |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 22-Out-2013 |
Referência: | BARROS, Ana Luiza Macedo de. Estudo comparativo acerca do fenômeno da medicalização na escola entre professores brasileiros e americanos. 2013. 33 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o fenômeno da medicalização na escola e fazer uma análise comparativa entre os professores brasileiros e americanos sobre essa questão. Nosso foco de análise foi o Transtorno do Déficit de Atenção – TDA/H, assim como o Desordem do Processamento Auditivo Central – DPAC. Nos resultados encontramos que os professores brasileiros acatam inteiramente o processo de medicalização das dificuldades escolares, advindo de pesquisas americanas e na discussão apontamos que os educadores brasileiros cobram das famílias o ajustamento das crianças, o que difere da postura que a escola e as famílias americanas têm face a essa problemática. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aims to review literature on the phenomenon of medicalization in school and make a comparative analysis between the Brazilian and U.S. teachers on this issue. The focus of our analysis was the Attention Deficit Disorder - ADD as well as the Central Auditory Processing Disorder – CAPD. The results found that teachers Brazilian heed fully the process of medicalization of learning difficulties, arising from American research and discussion pointed out that educators Brazilian charge adjustment of families of children, which differs from the stance that the school and American families have to face this problem. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons