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dc.contributor.advisorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.contributor.authorFreitas, Rayane Rego de-
dc.identifier.citationFREITAS, Rayane Rego de. Formação cultural dos professores/pedagogos do Distrito Federal. 2013. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractEsse trabalho busca conhecer e analisar a importância da formação cultural dos professores/pedagogos que atuam no Distrito Federal, compreendendo que a participação desses sujeitos em diversas atividades que eles realizam nos momentos que não então no ambiente de trabalho possibilitam uma melhor forma de sua identidade pessoal e profissional. Para melhor compreensão do assunto faz-se necessário uma pesquisa historiográfica a respeito do que é cultura e sua importância na vida dos seres humanos. A partir da visão do que é cultura, foi preciso compreender o que é a formação cultural e como essa pode influenciar na vida social e pessoal dos sujeitos. Posteriormente buscou-se conhecer e analisar a formação cultural dos professores brasileiros, levando em consideração que a base do pedagogo é a docência, assim foi feito um levantamento de trabalhos que abordavam esse assunto. Outro momento relevante desse trabalho foi a pesquisa empírica realizada com os professores/pedagogos atuantes no Distrito Federal a respeito das suas atividades culturais, no qual foram respondidos 185 questionários com pedagogos que estão tanto na área escolar como não-escolares. Através dessa pesquisa notou-se que os professores/pedagogos que atuam no Distrito Federal participam de diversos eventos culturais, porém, a maior participação acontece por meio da mídia, o que não possibilita a esses uma formação cultural consistente. _______________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper seeks to understand and analyze the cultural formation of teachers residing in the Federal District, understanding the importance of the various activities that they perform when they are not in the workplace. For a better understanding of the subject, it was necessary to do a historiographical research about what culture is and its importance in the lives of human beings. From the view of what is culture is, it was necessary to understand what the cultural formation was and how it can influence the social and personal life of individuals, so we can understand and analyze the cultural formation of the Brazilian teachers, taking into consideration that the base of a pedagogue is teaching, So it did a survey of studies adressing this issue. Another relevant part of this work was the research done with teachers that currently hold a job in the Federal District, regarding their cultural activities, in which 185 questionnaires were filled up and returned from teachers who are working in schools or in other areas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordVida intelectualen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordCulturaen
dc.titleFormação cultural dos professores/pedagogos do Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-10-21T13:58:47Z-
dc.date.available2013-10-21T13:58:47Z-
dc.date.issued2013-10-21T13:58:47Z-
dc.date.submitted2013-05-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6369-
dc.language.isoPortuguêsen
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