Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6365
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RoaleRomelFranciscoDeAraujoPereira.pdf389,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implicações do diagnóstico e da medicalização no processo de ensinar e aprender de estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Autor(es): Pereira, Roale Romel Francisco de Araújo
Orientador(es): Orrú, Sílvia Ester
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Distúrbios da aprendizagem
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 6-Mai-2013
Data de publicação: 21-Out-2013
Referência: PEREIRA, Roale Romel Francisco de Araujo. Implicações do diagnóstico e da medicalização no processo de ensinar e aprender de estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2013. v, 80 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho final de curso, denominado “Implicações do Diagnóstico e da Medicalização no processo de ensinar e aprender de Estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade” aborda a questão do estudante com TDAH como sujeito que aprende e desmistifica a potencialização do fracasso escolar em virtude da supervalorização do diagnóstico clínico. Ainda, trabalha a problemática do diagnóstico como um meio de preconceito e estímulo para a ausência de um processo eficaz de ensinar e aprender devido à visão inatista na prática docente contemporânea. Este estudo também tem o objetivo de contrastar estudo comparativo do aluno com problema de aprendizagem e o aluno com possibilidade de aprendizagem. Com referências à metodologia, foi utilizada uma abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores de uma escola pública do DF que, em sala de aula, tinham aluno com TDAH diagnosticado ou em observação. Assim, para isso, elaborou-se um questionário estruturado, composto por questões abertas, em que foi abordado o entendimento que o professor tinha sobre o que é TDAH. O Procedimento utilizado para a análise de Dados da pesquisa foi o “Análise do Discurso Crítica”, por ser este o método que investiga os subliminares ideológicos no texto. E, como considerações finais, acredita-se que uma educação libertadora pode ser a palavra-chave para resolver a problemática da pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons