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Título: A educação inclusiva sob o olhar do gestor : dificuldades e desafios de coordenadores de cursos de graduação
Autor(es): Nascimento, Nathalia Rocha do
Orientador(es): Orrú, Sílvia Ester
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Ensino superior
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 21-Out-2013
Referência: NASCIMENTO, Nathalia Rocha do. A educação inclusiva sob o olhar do gestor: dificuldades e desafios de coordenadores de cursos de graduação. 2013. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no período de abril de 2011 a março de 2012 e trata sobre a identificação de dificuldades percebidas pelos coordenadores de cursos de graduação no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem dos universitários com necessidades especiais da Universidade de Brasília. Como referenciais teóricos foram utilizados documentos nacionais que abordam a questão da educação inclusiva, além dos princípios da abordagem histórico-cultural para a compreensão do estudante com necessidades especiais como um sujeito com possibilidades de aprendizagem. Similar, uma reflexão sobre a importância do envolvimento do gestor para a construção de uma educação de qualidade. A pesquisa se caracteriza como qualitativa pela descrição dos dados obtidos pelo contato direto com o contexto estudado, na busca de desenharmos a perspectiva dos participantes a partir dos fatos sociais que envolvem o coordenador de curso e o universitário com necessidades especiais e que permeiam a prática pedagógica. Os participantes foram 33 coordenadores de cursos variados. O instrumento para a coleta de dados foi uma entrevista estruturada, composta por 08 questões sobre: a conceituação do universitário com necessidades especiais; as dificuldades enfrentadas pelo professor no trabalho pedagógico; a relevância de capacitação dos professores e se o projeto pedagógico do curso refletia a questão da educação inclusiva e sua contribuição para a formação deste estudante. Os resultados apontam à identificação que existem dificuldades para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico dentro de uma perspectiva de educação inclusiva e que maior investimento em infraestrutura e capacitação dos professores é algo desejável e necessário. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
This job is the result of a survey conducted from April 2011 to March 2012 and deals with the identification of difficulties perceived by the coordinators of undergraduate courses with regard to the teaching and learning of students with special needs at the University of Brasília. Were used as theoretical national documents that address the issue of inclusive education, and the principles of cultural-historical approach to understanding the special needs student as an individual with learning opportunities. Similarly, a reflection on the importance of the involvement of the manager for the construction of a quality education. The research is characterized by a qualitative description of the data obtained by direct contact with the studied context, seeking we draw the perspective of the participants from the social facts surrounding the course coordinator and the university with special needs and that permeate the teaching practice. Participants were 33 coordinators varied courses. The instrument for data collection was a structured interview consisting of 08 questions on the concept of the university with special needs, the difficulties faced by the teacher in the pedagogical work, the importance of teacher training and pedagogical design of the course reflected the issue of inclusive education and its contribution to the formation of this student. The results point to identify that there are difficulties for the development of a pedagogical work within a perspective of inclusive education and greater investment in infrastructure and teacher training is desirable and necessary.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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