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Título: A influência de alegações de propriedades de saúde no processo de decisão de compra de alimentos
Autor(es): Oliveira, Camila Biete
Orientador(es): Bertolin, Maria Natacha Toral
Assunto: Alimentos - rotulagem
Informação nutricional
Data de apresentação: 5-Out-2012
Data de publicação: 21-Out-2013
Referência: OLIVEIRA, Camila Biete. A influência de alegações de propriedades de saúde no processo de decisão de compra de alimentos. 2012. 20 f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)— Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Introdução: É uma alegação de propriedades de saúde aquela que afirma, sugere ou implica a existência de relação entre o alimento ou ingrediente com doença ou condição relacionada à saúde. Segundo Keller et al. (1997), as alegações de propriedades de saúde têm o poder de influenciar na compra do consumidor, desde que eles compreendam as alegações. Objetivo: analisar a influência exercida pelas alegações de propriedades de saúde na decisão de compra do consumidor, bem como o nível de confiança do consumidor nas informações presentes em rótulos de alimentos. Métodos: Foi realizado estudo transversal, com coleta de dados via questionário eletrônico quantitativo composto por três partes. A primeira parte apresentava questões sobre a influência na decisão de compra do consumidor. Na segunda questionou-se sobre o entendimento e influência na decisão de compra de alimentos com embalagens que apresentem alegações de propriedade de saúde. E a terceira coletava dados de variáveis sociodemográficas. Resultados: A amostra foi composta por 342 indivíduos, sendo 64% do sexo feminino. Ao analisar as médias obtidas considerando escala tipo Likert de 1 a 5 (1- não concorda e 5-concorda totalmente) observou-se que os participantes acreditam que os produtos que possuem alegações de propriedades de saúde são mais caros (3,54 ± 1,19), mais saudáveis (3,49 ± 1,05) e ajudam nas escolhas alimentares (3,48 ± 1,12). Conclusão: A presença de alegações de saúde pode ser fator de influência no processo de decisão de compra do consumidor, além disso, os consumidores tendem a confiar nessas informações presentes nos rótulos de alimentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2012.
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