Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6348
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PriscillaMedeirosDeAmorim.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação : desafio para os professores do século XXI
Autor(es): Amorim, Priscilla Medeiros de
Orientador(es): Aires, Carmenísia Jacobina
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Tecnologia na educação
Professores - formação
Data de apresentação: 29-Jul-2013
Data de publicação: 17-Out-2013
Referência: AMORIM, Priscilla Medeiros de. O uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação: desafio para os professores do século XXI. 2013. [87] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) influenciam a conjuntura social e econômica e são empregadas nas mais diversas áreas da sociedade. Sendo assim, sua presença se faz necessária no campo educativo, mas, para que tragam verdadeiras contribuições é importante que os docentes estejam preparados para lidar com elas, o que deve ocorrer através formação continuada. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo investigar a utilização das TIC por professores do ensino médio de escolas públicas do Distrito Federal para responder ao seguinte questionamento: Os professores do ensino médio do Distrito Federal utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso pedagógico? Para isso foram considerados aspectos como a relevância que os professores conferem as tecnologias na realização de sua prática, as formas como eles as utilizam as TIC e as relações que estabelecem com elas. Esta monografia apresenta um breve estudo sobre a história das tecnologias, suas relações com a sociedade, conceito de TIC, seu papel no mundo globalizado, sua importância no campo educativo e aspectos da formação de professores para que possam utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação em sua prática pedagógica. Em seguida são apresentados e discutidos os dados da pesquisa qualitativa de caráter exploratório realizada em três escolas públicas de ensino médio do DF. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Os resultados apontam que os docentes reconhecem a relevância das tecnologias como recurso pedagógico, no entanto, reduzindo-se ao universo das TIC, eles não as utilizam com uma frequência muito alta, apenas como um diferencial que pode ser utilizado em alguns momentos. Observou-se que os fatores limitantes no emprego das TIC na prática pedagógica dos professores foram a falta de conhecimento da ferramenta e de suas possibilidades como recurso pedagógico. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de uma formação para que professores do ensino médio do DF possam se apropriar das TIC e, assim, empregá-las em sua prática. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Information and Communication Technologies (ICT) influence the social and economic context and are employed in various areas of society. Thus, their presence is needed in the educational field, but to bring real contributions is important that teachers are prepared to deal with them, which must occur through continued training. This way, the present paper had as an objective to investigate the use of ICT for high school teachers of public schools of the Federal District to answer the following question: do high school teachers of the Federal District use the Information Technologies and Communication as a pedagogical resource? For that, it was considered aspects such as the importance that teachers give to technologies in performing their practice, the ways they use ICT and the relations they establish with them. This monograph presents a brief study on the history of technology, its relations with society, the concept of ICT, its role in the globalized world, its importance in the educational field and training aspects of teachers to use Information and Communication in their pedagogical practice. Following, data of exploratory character of qualitative research conducted in three public high school institutions of the Federal District are presented and discussed. The data collection instrument used was the questionnaire. The results point out that teachers recognize the relevance of technology as a pedagogical resource, however they do not use it with a very high frequency when reducing this to ICT, just like a differential that can be used in some moments. It was observed that the limiting factors in the employment of ICT in the pedagogical practice of teachers were lack of knowledge of the tool and its possibilities as a pedagogical resource. The results obtained point to the necessity of a training for high school teachers of the Federal District in order to assume ownership of ICT and thus use them into their practice.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons