Resumo: | Diante de novas possibilidades de atuação do Pedagogo - quebrando o paradigma de atuação restrita em sala de aula -, este profissional é cada vez mais requisitado nas mais diversas áreas profissionais, incluindo a área organizacional. Nesse contexto, esse Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília, tem por objetivo tratar da contribuição da Pedagogia e do pedagogo nos cursos de formação profissional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, tanto no que diz respeito à estruturação curricular desses cursos quanto a atuação do pedagogo propriamente dita na corporação, expondo, assim, como as competências proporcionadas pela formação em Pedagogia farão com que esse profissional possa auxiliar ou até mesmo ser a base da construção de um currículo de formação militar. Pressupomos que os pedagogos que atuam no Corpo de Bombeiros, são responsáveis por uma grande reestruturação curricular, promovendo, assim, uma formação mais completa e eficaz aos futuros Bombeiros. Além disso, esse Trabalho pretende expor uma breve reflexão a respeito das "transformações" sofridas pela Pedagogia ao longo do tempo; explicitar as Diretrizes Curriculares Nacionais e a formação do Curso de pedagogia da Universidade de Brasília - UnB, bem como seu Projeto Acadêmico, com vistas a atuação em ambientes não escolares e, por fim, trazer proposições sobre o trabalho dos Pedagogos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. |