Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6330
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_IvanaMeloPereira.pdf7,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação do método da contagem de carboidratos para adolescentes portadores de diabetes tipo 1 visando o controle da glicemia
Autor(es): Pereira, Ivana Melo
Orientador(es): Ito, Marina Kiyomi
Assunto: Diabetes em adolescentes
Terapia nutricional
Diabetes - tratamento
Carboidratos na nutrição humana
Data de apresentação: Jul-2012
Data de publicação: 16-Out-2013
Referência: PEREIRA, Ivana Melo. Implementação do método da contagem de carboidratos para adolescentes portadores de diabetes tipo 1 visando o controle da glicemia. 2012. 38 f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença crônica resultante de reações autoimunes contra as células beta do pâncreas. A adolescência é a fase caracterizada por profundas mudanças somáticas, psicológicas e sociais, e nela alguns adolescentes desenvolvem o DM1. A terapia nutricional é uma ferramenta fundamental para o bom controle glicêmico, e esta inclui o método de contagem de carboidrato. O presente trabalho tem por objetivo revisar a literatura sobre o uso da contagem de carboidrato em pacientes diabéticos e implementar tal método em um grupo de adolescentes acompanhados no Hospital Universitário de Brasília. O presente trabalho é um estudo de revisão e de elaboração de uma proposta de intervenção realizado em duas etapas simultâneas. A contagem de carboidrato consiste num método capaz de auxiliar no planejamento da dieta, onde as gramas de carboidratos são calculadas para cada refeição. É um método flexível, entretanto, exige dedicação. O objetivo principal desse é otimizar o controle glicêmico em função de menores variações glicêmicas. A implementação apresentou bons resultados: os pacientes apreenderam satisfatoriamente o método, realizaram todas as atividades propostas, entretanto, não foi possível observar alterações na glicemia. O estudo foi uma excelente oportunidade testar uma metodologia de ensinagem do método de contagem de carboidrato, apesar de suas limitações e poucos estudos sobre o assunto na literatura, o que torna evidente a necessidade de mais estudos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2012.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons