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Título: Intervenção psicopedagógica na construção do conceito de número com uma criança de sete anos
Autor(es): Lopes, Maria Juliana de Freitas Carvalho
Orientador(es): Vieira, Denise de Oliveira
Assunto: Distúrbios da aprendizagem
Matemática - estudo e ensino - aspectos psicológicos
Psicopedagogia
Data de apresentação: 17-Jul-2013
Data de publicação: 14-Out-2013
Referência: LOPES, Maria Juliana de Freitas Carvalho. Intervenção psicopedagógica na construção do conceito de número com uma criança de sete anos. 2013. 181 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Neste trabalho de pesquisa, dedicamo-nos a realizar uma intervenção psicopedagógica para mediar a construção do conceito de número. O sujeito era uma criança de 7 anos de idade considerada atrasada em sua fase de escolarização, estudante do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Como método de intervenção, foi utilizado o referencial teórico-metodológico defendido por Fávero (2001). Nas primeiras sessões, avaliam-se as competências e dificuldades apresentadas pelo sujeito e, após a análise dos resultados dessa avaliação, procedemos à intervenção psicopedagógica propriamente dita de modo que, durante o processo de intervenção, a análise dos resultados de cada sessão oferece subsídios para o planejamento da sessão seguinte. Foram realizadas quatro sessões de avaliação das competências do sujeito e sete de intervenção em um intervalo de três meses. Os resultados obtidos foram bastante significativos, pois, no início, o sujeito não possuía o conceito de número e, portanto, não conhecia o processo de contagem termo a termo, em que cada elemento recebia um algarismo e o último totalizava a quantidade de elementos. Realizava contagem automática sem tomar consciência de como estava sendo feita. Durante o processo de intervenção, além de o esquema de contagem e cardinalização do algarismo ter sido construído, houve a sinalização de que o sujeito estava a caminho da construção do teorema em ato da adição, de acordo com os referenciais de Vergnaud (2009, 1991). Além disso, foi possibilitado ao sujeito condições de melhorar sua autoestima e confiança, sendo alcançados resultados visíveis na sua condição acadêmica em outras áreas além do processo lógico-matemático.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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