Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6304
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaJulianaDeFreitasCarvalhoLopes.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Denise de Oliveira-
dc.contributor.authorLopes, Maria Juliana de Freitas Carvalho-
dc.identifier.citationLOPES, Maria Juliana de Freitas Carvalho. Intervenção psicopedagógica na construção do conceito de número com uma criança de sete anos. 2013. 181 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.en
dc.description.abstractNeste trabalho de pesquisa, dedicamo-nos a realizar uma intervenção psicopedagógica para mediar a construção do conceito de número. O sujeito era uma criança de 7 anos de idade considerada atrasada em sua fase de escolarização, estudante do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Como método de intervenção, foi utilizado o referencial teórico-metodológico defendido por Fávero (2001). Nas primeiras sessões, avaliam-se as competências e dificuldades apresentadas pelo sujeito e, após a análise dos resultados dessa avaliação, procedemos à intervenção psicopedagógica propriamente dita de modo que, durante o processo de intervenção, a análise dos resultados de cada sessão oferece subsídios para o planejamento da sessão seguinte. Foram realizadas quatro sessões de avaliação das competências do sujeito e sete de intervenção em um intervalo de três meses. Os resultados obtidos foram bastante significativos, pois, no início, o sujeito não possuía o conceito de número e, portanto, não conhecia o processo de contagem termo a termo, em que cada elemento recebia um algarismo e o último totalizava a quantidade de elementos. Realizava contagem automática sem tomar consciência de como estava sendo feita. Durante o processo de intervenção, além de o esquema de contagem e cardinalização do algarismo ter sido construído, houve a sinalização de que o sujeito estava a caminho da construção do teorema em ato da adição, de acordo com os referenciais de Vergnaud (2009, 1991). Além disso, foi possibilitado ao sujeito condições de melhorar sua autoestima e confiança, sendo alcançados resultados visíveis na sua condição acadêmica em outras áreas além do processo lógico-matemático.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDistúrbios da aprendizagemen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensino - aspectos psicológicosen
dc.subject.keywordPsicopedagogiaen
dc.titleIntervenção psicopedagógica na construção do conceito de número com uma criança de sete anosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-10-14T13:49:50Z-
dc.date.available2013-10-14T13:49:50Z-
dc.date.issued2013-10-14T13:49:50Z-
dc.date.submitted2013-07-17-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6304-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons