Resumo: | O conceito de educação significativa não é estático e imutável, está sempre em construção, e ao longo do tempo ele adquiriu muitos adeptos, maior visibilidade e importância no processo de aprendizagem. Este trabalho de final de curso dedica-se a estudar o valor do ensino e da aprendizagem significativa na vida dos alunos do ensino fundamental da Escola Classe 209 sul, buscando entender como ela é construída, e quais suas características básicas. O desejo de estudar a educação significativa partiu de interesses pessoais, baseados em angústias, que permaneciam, pela educação a mim ministrada durante a minha vida escolar, pois não percebi a valorização dos meus anseios, apenas tinha que focar em ser aprovada em provas e conseqüentemente de ano. Esse estudo foi realizado com o desenvolvimento de uma prática pedagógica, a partir do ingresso no projeto Autonomia. Em determinada fase do projeto, foram propostas oficinas as crianças de acordo com o desejo de cada estudante. Redizei meu aprendizado na oficina de Perguntas e Ideias, na Escola Classe 209 sul, no contraturno das aulas, em estudantes do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental. A oficina foi fundamentada nos interesses pessoais de cada individuo. Buscou-se estimular nos educandos a criatividade, a cidadania, a curiosidade, o reconhecimento do outro na diferença e a autonomia. Observei que estes se empenharam e apreciaram muito a prática. Assim sendo, a pesquisa tem como objetivo analisar a educação significativa para as crianças na proposta de oficinas de Perguntas e Ideias, na Escola Classe 209 sul. Para desenvolver a pesquisa utilizou-se a metodologia qualitativa, que consistiu-se em uma pesquisa participante, usando-se para material de analise os diários de bordo escritos pelos educadores da oficina. Então, com base em estudo teórico e análise desses diários, conclui-se que os estudantes ansiavam por essa aprendizagem, pois tinham extremo interesse quando eram valorizados; mesclando brincadeiras com conteúdos podendo também exercitar a criatividade e a curiosidade de maneira multi e interdisciplinar, alcançando assim a autonomia de seu aprendizado. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT The concept of meaningful education is not static and unchanging, is always under construction, and over time he gained many adherents, greater visibility and importance in the learning process. This final course work is dedicated to study the value of teaching and learning in the lives of high school students of the School Class 209 south, seeking to understand how it is constructed and what its basic features. The desire to study education significantly departed from personal interests, based anxieties that remained, the education given to me during my school life because I did not realize the value of my desires, just had to focus on being approved in evidence and therefore year. This study was the development of a pedagogical practice, from entering the design autonomy. At some stage of the project, workshops were proposed children according to the desire of every student. Redizei my apprenticeship in the workshop of Questions and Ideas, School Class 209 south in contraturno classes, students in the second to fifth year of elementary school. The workshop was based on the personal interests of each individual. Sought to stimulate creativity in students, citizenship, curiosity and autonomy. I noticed that they were engaged and enjoyed much practice. Thus, the research aims to analyze the meaningful education to children in the proposed workshops Questions and Ideas, School Class 209 south. To develop the research used a qualitative methodology, which consisted in a survey participant, using for material analysis logbooks written by educators workshop. Then, based on theoretical study and analysis of these logs, it is concluded that the students were eager to learn this, they had extreme interest when they were valued, mixing jokes with content may also exercise creativity and curiosity of multi and interdisciplinary manner, thus achieving the autonomy of their learning. |