Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6300
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GlauciaDeAzevedoAlves.pdf520,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação do agente comunitário para a construção de processos educativos (para a saúde) na Atenção Primária de Saúde na perspectiva de educação popular
Autor(es): Alves, Glaucia de Azevedo
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Agentes comunitários de saúde
Educação popular
Data de apresentação: 19-Jul-2013
Data de publicação: 14-Out-2013
Referência: ALVES, Glaucia de Azevedo. A formação do agente comunitário para a construção de processos educativos (para a saúde) na Atenção Primária de Saúde na perspectiva de educação popular. 2013. x, 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo discutir a importância da formação do Agente Comunitário (ACS) na construção de processos educativos para a Saúde na Atenção Primária, na perspectiva de educação popular. A partir da concepção de Paulo Freire de “Educação Popular”, construiu-se uma capacitação para Agentes Comunitários de uma região do Distrito Federal, descrevendo e comparando essa experiência de intervenção pedagógica com experiências de formação para Agentes Comunitários e de Agentes Comunitários de algumas cidades brasileiras, concluindo com o apontamento de possíveis caminhos e contribuições da Pedagogia para o processo de formação não apenas dos Agentes Comunitários de Saúde, mas toda a equipe de saúde no que tange à educação popular. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present monograph aims to discuss the importance of forming the Community Agent (ACS) in the construction of educational processes for Health in Primary Care, from the perspective of popular education. From the conception of Paulo Freire "Popular Education", has built a training to community agents of a region of Distrito Federal, describing and comparing the experience of pedagogical intervention training experiences for Community Agents in some Brazil‟ cities, concluding with the appointment of possible contributions of Pedagogy for the training process not only of Community Health Workers, but the entire health care team regarding the popular education.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons