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Título: As disciplinas semipresenciais e sua importância para a formação docente : Portaria 4.059/2004 e seus desdobramentos na Universidade de Brasília
Outros títulos: Semipresential the subjects and their importance for teaching : 4.059/2004 Ordinance and their developments in the University of Brasilia
Autor(es): Carvalho, Lívia Lopes de
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Assunto: Educação à distância
Disciplina curricular
Tecnologia da informação e comunicação
Professores - formação
Data de apresentação: 25-Jul-2013
Data de publicação: 14-Out-2013
Referência: CARVALHO, Lívia Lopes de. As disciplinas semipresenciais e sua importância para a formação docente: Portaria 4.059/2004 e seus desdobramentos na Universidade de Brasília. 2013. 70 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho se insere no campo de estudos de investigação da educação, tendo como objetivo refletir sobre a educação a distância como possibilidade para novos comportamentos nos processos de ensino aprendizagem. Neste sentido, o trabalho traz uma reflexão sobre a Educação a Distância em seus aspectos históricos e conceituais situando-a no contexto atual de oferta de ensino superior no Brasil e na Universidade de Brasília. Busca-se identificar como os professores que ofertam disciplinas a distância planejam suas aulas bem como se conhecem as legislações pertinentes para a oferta de disciplinas e cursos a distância, conforme a Portaria nº 4059 de dezembro de 2004 que possibilita que 20% do curso pode ser ofertado a distância. Os resultados, a partir dos entrevistados indicam que 97%professores conhecem a Portaria n°4.059 ; reconhecem que a EaD modifica suas práticas pedagógicas em sala de aula e; reconhecem o potencial desta como meio inovador para o ensino presencial. Apontam dificuldades de acesso à internet pelos alunos, e entraves no processo de institucionalização dos cursos de EaD na UnB assim como, a falta de reconhecimento da EaD como um processo qualificado de educação. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work belongs to the field of education research studies, aimed to reflect on the distance education as a possibility for new behaviors in the processes of teaching and learning. In this sense, the work presents a reflection on the Distance Education in its historical and conceptual situating it in the context of the current supply of higher education in Brazil and the University of Brasilia. Seek to identify how teachers that offer distance learning courses plan their lessons well as know the legal possibilities of integration of Information and Communication Technology (ICT) in their disciplines anchored by Ordinance No. 4059 of December 2004 allows 20% the course can be offered at a distance. The results from the respondents indicate that teachers recognize that distance education modifies their teaching practices in the classroom and how to recognize the potential of this innovative medium for teaching. Point to difficulties in accessing the internet by students, and obstacles in the process of institutionalization of courses at UNB as well as the lack of recognition of DE as a qualified education process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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