Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6296
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_WesleyDaSilvaOliveira.pdf4,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Quilombo Mesquita : cultura, educação e organização sociopolítica na construção do pesquisador coletivo
Autor(es): Oliveira, Wesley da Silva
Orientador(es): Pereira, Maria Luíza Pinho
Assunto: Comunidade - organização
Comunidade e escola
Quilombos
Cidade Ocidental (GO)
Tradições culturais
Data de apresentação: 9-Out-2012
Data de publicação: 14-Out-2013
Referência: OLIVEIRA, Wesley da Silva. Quilombo Mesquita: cultura, educação e organização sociopolítica na construção do pesquisador coletivo. 2012. 137 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho consiste na experiência de construção do “pesquisador-coletivo”, desenvolvendo o método da pesquisa-ação existencial com vistas à transformação da realidade para o desenvolvimento local. Durante os últimos quatro semestres de graduação (2º/2010 à 1º/2012) direcionei meus estudos para a realidade de minha localidade em Cidade Ocidental-GO, na região do Entorno Sul do DF, onde, encontra-se a Comunidade Quilombola Mesquita. Desde janeiro de 2011, atuo nesta comunidade passando pela escola, a associação de moradores e em suas principais manifestações culturais, aplicando forças em processos de articulação política entre estes espaços com o objetivo de trabalharmos projetos de fortalecimento da identidade do quilombo, observando a “crise identitária” enfrentada pela comunidade que, apesar do reconhecimento pela Fundação Cultural Palmares desde 2006 e do trâmite de regularização fundiária no INCRA, sofre com o forte processo de aculturação e de falta de referências, que faz grande parte da comunidade perguntar em meio a tudo isto: “O que é Quilombo?”. Neste sentido, inseri-me para contribuir em processos de solução deste impasse que fragiliza a luta da comunidade por seus direitos étnico-raciais, por seu território e por uma educação que valorize seus valores culturais tão ameaçados pelo “desenvolvimento” promovido pela especulação imobiliária no DF e Entorno. Como há pouca história escrita sobre o quilombo realizei investigações sobre o histórico da região buscando orientações que ajudassem a interpretar a comunidade aliando às minhas vivências, ambas, registradas e compartilhadas com membros da comunidade em forma de escritos que subsidiaram o processo de constituição do sujeito coletivo da pesquisa-ação. Destaco as dificuldades desta perspectiva de trabalho e sinalizo as possibilidades de continuidade das ações. __________________________________________________________________________ RESUMEN
Este trabajo consiste en la experiencia del desarrollo de métodos de investigación colectiva con finalidad de transformar la realidad para el desarrollo local. Durante los últimos cuatro semestres de graduación (2º/2010 al 1º /2012) direccioné mis estudios a la realidad de mi localidad, en Cidade Ocidental-GO que queda cerca al rededor del DF en la región sur donde se encuentra la comunidad Quilombola Mesquita. Desde enero de 2011 trabajo en esta comunidad, desde la escuela a la asociación de residentes y sus principales manifestaciones culturales, aplicando fuerzas en los procesos de articulación política entre estos espacios con el objetivo de trabajar proyectos de fortalecimiento de la identidad del quilombo, fue observada una "crisis de identidad" que la comunidad enfrenta, a pesar del reconocimiento por la Fundación Cultural Palmares desde 2006 y del proceso de regularización en el INCRA, la comunidad sufre con el fuerte proceso de aculturación y la falta de referencias que gran parte de la comunidad hace preguntar en medio a todo esto: “? Lo qué es Quilombo?”. En este sentido, me inserí para contribuir con las soluciones de este enfrentamiento que debilita la lucha de la comunidad por sus derechos étnico-raciales, territorial y por una educación que mejore sus valores culturales tan amenazados por "desarrollo" causado por la especulación inmobiliaria en DF y alrededores. Como no hay historia escrita sobre el quilombo, realizé investigaciones sobre el histórico de la región buscando orientaciones que ayudara a interpretar la comunidad vinculando a mis experiencias, tanto grabadas y compartidas con los miembros de la comunidad en forma de escrito que subvencionaron el proceso constitución de la "investigación colectiva". Destaco las dificultades de este enfoque de trabajo y señalo las posibilidades de la continuidad de las acciones.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons