Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6295
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElisangelaVidalDeAlmeidaFrantz.pdf906,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Barreiras e possibilidades para a gestão democrática na educação pública : o caso de uma escola de anos iniciais de Brasília
Outros títulos: Barriers and possibilities for democratic management in public education : the case of a school of the early years of Brasilia
Autor(es): Frantz, Elisangela Vidal de Almeida
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Ensino público
Escolas públicas
Professores - participação na administração
Escolas - organização e administração
Data de apresentação: 21-Jun-2013
Data de publicação: 14-Out-2013
Referência: FRANTZ, Elisangela Vidal de Almeida. Barreiras e possibilidades para a gestão democrática na educação pública: o caso de uma escola de anos iniciais de Brasília. 2013. [104] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho enfatiza os processos da gestão democrática na educação pública na escola. Tem por objetivo geral discutir barreiras e possibilidades de implementação da gestão democrática, levando em consideração a perspectiva dos atores educacionais de uma escola pública de anos inicias em Brasília, identificando e analisando as concepções e práticas de gestão dessa escola, a qual recentemente passou por uma eleição de gestores educacionais. O referencial teórico articula temas como o processo histórico do pensamento educacional, o conceito de paradigmas da educação, a gestão da educação pública e os pressuposto da gestão escolar, experiências de implementação da gestão democrática em escola e os novos paradigmas da gestão escolar. Diante de um novo contexto educacional, a pesquisa empírica organizou um design metodológico de forma a dar visibilidade à organização do trabalho pedagógico, à participação da comunidade escolar nas tomadas de decisão e aos desafios que a escola enfrenta para consolidar a gestão democrática. Participaram todos os funcionários da escola (equipe gestora, administrativa, docente, apoio técnico e conservação). Foi pautada no método indutivo no qual o pesquisador não manipula o objeto, mas conta com instrumentos para a construção das informações empíricas. Utilizou técnicas de observação direta, aplicou questionário semiestruturado, com questões abertas e com questões fechadas apresentando indicadores de satisfação. Foi realizada uma análise qualitativa a partir dos gráficos e das respostas discursivas, a partir de categorias temáticas construídas por meio dos indicadores. Os resultados permitiram identificar as demandas enfrentadas no processo de implementação da gestão democrática pela (na) instituição investigada na visão de seus profissionais e analisar as questões levantadas na perspectiva das orientações normativas e legais proposta para a gestão democrática na escola. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work emphasizes the processes of democratic management in public education in the school. It aims to discuss barriers and opportunities for implementation of democratic management, taking into account the perspective of educational actors in a public school in Brasilia earliest years, identifying and analyzing the concepts and practices of management of the school, which recently underwent a election of educational managers. The theoretical themes articulates how the historical process of educational thought, the concept of paradigms of education, the management of public education and the assumption of school management, implementation experiences of democratic management in school and the new paradigms of school management. Facing a new educational context, empirical research has organized a design methodology in order to give visibility to the organization of educational work, the school community participation in decision making and the challenges the school faces to consolidate democratic management. Attended all school staff (management team, administrative, teaching, technical support and maintenance). Was based on the inductive method in which the researcher does not manipulate the object, but has tools for the construction of empirical information. Used direct observation techniques, applied semi-structured questionnaire with open questions and closed questions presenting indicators of satisfaction. We performed a qualitative analysis from the graphs and discursive answers from thematic categories constructed through the indicators. The results indicated the demands faced in the process of implementation of democratic management by (the) institution investigated in view of its professionals and analyze the issues raised in the perspective of normative guidance and legal proposal for democratic management in school.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.