Resumo: | Este trabalho buscou analisar os currículos das instituições de ensino superior que oferecem o curso de pedagogia no entorno do Distrito Federal buscando as possíveis aproximações e/ou distanciamentos relacionados à profissionalidade polivalente. Tivemos como referencial teórico os estudos de Gatti e Nunes (2008), Batista Neto (2006), Shulman (1986) e Libâneo (2008), Lima (2007) relacionados à discussão e análises de currículos de formação de professores e saberes docentes. Para analisar a profissionalidade polivalente partimos do conceito de profissionalidade posto por Ramalho, Nuñez e Gauthier (2006), Dubar (1987) e Cruz (2012). Buscamos em Freitas (2007) e Dias (2011) elementos de análise sobre as políticas e programas para formação de professores. Como também tivemos como documentos norteadores as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, (DCN) Resolução 7/2010 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, (DCP) Resolução 1/2006. Os cursos tomados para esta pesquisa estavam localizadas na base de dados do e-MEC, as matrizes curriculares foram extraídas dos sites institucionais, correspondendo à quinze instituições analisadas. Os achados da pesquisa favoreceram uma análise que girou em torno da compreensão do “debate” identificado nas matrizes sobre as disciplinas que ‘ocupam/ganham” maior espaço curricular e são definidoras de elementos constitutivos da profissionalidade polivalente. Assim, o foco na alfabetização, o condensamento de disciplinas de objetos de conhecimentos diferentes em áreas de estudos afins, a falta das disciplinas relacionadas à educação física e artes, a predominância da perspectiva metodológica no trato com os conteúdos e a falta da perspectiva interdisciplinar e a dispersão das disciplinas que tratariam das dimensões dos conhecimentos didáticos- pedagógicos foram as características identificadas que se aproximam ou se distanciam da construção da profissionalidade polivalente que é marcada pela demanda de lecionar as diferentes áreas dos currículo da educação básica. _________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper has attempted to analyse the curriculums of institutions of higher education that offers pedagogy course around the Distrito Federal, looking for possible approximations and/or distances related to polyvalent professionalism. We had as theoretical reference the studies of Gatti and Nunes (2008), Batista Neto (2006), Shulman (1986) and Libâneo (2008), Lima (2007) related to discussion and curriculum's analysis of teachers formation and teaching knowledges. To analyse the polyvalent professionalism we started from professionalism's concept laid by Ramalho, Nuñez and Gauthier (2006), Dubar (1987) and Cruz (2012). We seek in Freitas (2007) and Dias (2011) elements of analysis about politics and formation programs for teachers. We had as guiding documents the National Curriculum Guidelines for elementary school, (DNC - Diretrizes Curriculares Nacionais) Resolution 7/2010 and the National Curriculum Guidelines for pedagogy course, (DNC - Diretrizes Curriculares Nacionais) Resolution 1/2006. The courses subjects of this research were located in the e-MEC database, the curriculum matrices were extracted from institutionals web sites, corresponding to the fifteen institutions analized. The research results were favorable to analysis around of comprehension of the "debate" identified in the matrices about the disciplines that "occupy/gain" more curriculum relevance and are definers of the constituent elements of polyvalent professionalism. So, the focus on alphabetizing, the condensation of disciplines of different knowledge objects in similar studies areas, the lack of disciplines related to physical education, music and arts, the predominance of methodological perspective in dealing with the contents and the interdisciplinary perspective lack and the dispersion of disciplines that would treat the dimensions of didatic-pedagogue knowledge were the identified characteristics that are closer or more distant of the polyvalent professionalism's construction that is branded by the demand of teach the different areas of basic education curriculum. by the demand of teach the different areas of basic education curriculum. |