Resumo: | Entendendo o sistema de ensino como setor de autonomia relativa dentro da sociedade capitalista, o presente trabalho busca reafirmar a existência de relações de dominação de classe e da divisão social do trabalho na ação pedagógica, mesmo esta sendo diferenciada. Para tanto realiza um levantamento teórico de grandes nomes críticos da chamada sociologia da educação, sobretudo francesa, e seus atuais críticos e modernizadores, tentando identificar os paradoxos da ação pedagógica diferenciada no sistema de ensino no que se refere ao combate à reprodução. Defende-se a visão de que, para que se combatam as tendências conservadoras do atual sistema de ensino, a diferenciação pedagógica frente às distâncias culturais de classe não deve possuir somente um aspecto técnico, mas também estar politicamente relacionada com um projeto de contra-hegemonia aliado às classes populares e que vise outras formações sociais estruturalmente antagônicas da atual. Nesse sentido, e no objetivo de atuar sobre autonomia relativa do sistema de ensino e sua atual configuração, buscou-se contribuir para uma ação pedagógica realmente progressista através de uma proposta nomeada de Pedagogia Social. __________________________________________________________________________ ABSTRACT Understanding the education system as a sector of relative autonomy in capitalist society, this work seeks to reaffirm the existence of relations of class domination and social division of labor in the pedagogical action, even its format differentiated. For both surveys thinkers of the french sociology of education, but also his current critics and modernizers, trying to identify the paradoxes of pedagogical action differentiated that aims to combat the reproduction in the education system. It supports the view that, in order to combat the conservative tendencies of the current education system, adaptive pedagogical action facing cultural distances of class should not only have a technical aspect, but also be politically connected with a counter-hegemonic project, ally to the working class, aimed at other social formations structurally opposing from the current. In this sense, and in objective of act on the relative autonomy of the education system and its current configuration, it sought to contribute to a truly progressive pedagogical action through a proposal named Social Pedagogy. |