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Título: O laptop educacional no processo de inclusão digital : análise do projeto UCA em uma escola participante do Piloto
Autor(es): Silva, Thiego Carlos da
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Ensino auxiliado por computador
Tecnologia na educação
Inclusão digital
Data de apresentação: 5-Abr-2013
Data de publicação: 11-Out-2013
Referência: SILVA, Thiego Carlos da. O laptop educacional no processo de inclusão digital: análise do projeto UCA em uma escola participante do Piloto. 2013. 96 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho faz uma análise do uso de computadores portáteis no âmbito do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) como aliado da educação, do processo de inclusão digital e inclusão social. Traz, em síntese, o contexto de origem e de implantação do Projeto no Brasil e expõe suas características básicas. Tendo como base a literatura sobre a conceituação de inclusão digital (ID), suas finalidades e razões de existir, propõe uma relação de contemporaneidade para o conceito e busca pontos de ligação entre as práticas em sala de aula e sua aproximação com o objetivo de incluir digital e socialmente os alunos. Discute a relação entre a educação e as tecnologias e os pontos de ligação dessa relação existentes na consecução de objetivos educacionais e sociais da escola, buscando nas potencialidades dos portáteis os processos inovadores das práticas pedagógicas e as contribuições para o desenvolvimento humano e social de alunos e professores. Consiste de uma pesquisa de campo realizada em uma escola Piloto UCA localizada em Brasília, cujos dados foram interpretados à luz de um referencial teórico. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work analyzes the use of portable computers under the One Computer per Student Project (OCS) as ally in education, in the process of digital inclusion and social inclusion. Brings, synthetically, the context of emergence and deployment of the Project in Brazil and exposes its basic characteristics. Based on the literature about the conceptualization of digital inclusion (DI), its objectives and reasons of existing, proposes a contemporary relation for the conceptual and looks for linking points between the practices in classroom and their approach to the objective of including digitally and socially the students. Discusses the relation between education and technologies and the existing linking points of this relation in the consecution of educational and social objectives of the school, looking in the potential portable devices the innovating processes of the pedagogical practices and the contributions for the human and social development of students and teachers. Consists of a field research made in a school located in Brasília, which data were interpreted under a theoretical referential.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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