Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6284
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FabianaDaSilvaTeixeira.pdf386,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: (Sócio)Educação : desafios para a práxis pedagógica
Autor(es): Teixeira, Fabiana da Silva
Orientador(es): Ferreira, Nirce Barbosa Castro
Assunto: Medidas socioeducativas
Menor infrator
Educação do adolescente
Estatuto da Criança e do Adolescente
Data de apresentação: 18-Jul-2013
Data de publicação: 11-Out-2013
Referência: TEIXEIRA, Fabiana da Silva. (Sócio)Educação: desafios para a práxis pedagógica. 2013. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho de conclusão de curso objetiva analisar a relação de professoras e alunos em cumprimento de medida socioeducativa em instituições educativas da comunidade, a partir da fala das professoras. Na tentativa de elucidar tal objetivo, foi realizada a contextualização do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo no que se refere ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa e sua relação com a escola comum. A metodologia aplicada contemplou aplicação de questionários e as respostas foram analisadas e relacionadas com teóricos da educação. Foi investigado se houve formação para as professoras que atuam com os socioeducandos e se, para elas, o trabalho com esses adolescentes possui especificidades. Observou-se que não há capacitação para que as professoras atuem com esses adolescentes, nem na graduação nem durante a prática, o que lhes provoca angústia e ansiedade inicialmente. Além disso, foram propostas mudanças que são necessárias para promover a aproximação entre professora-aluno e a aproximação deste com a escola. A experiência do Grupo de Ensino, Pesquisa, Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais (GENPEX) que busca oportunizar o contato de alunas e alunos de graduação com o sistema socioeducativo foi apresentada como uma possibilidade de mudança. Foi possível concluir que é preciso investir na educação enquanto promotora de transformação, rompendo a situação de exclusão que muitos adolescentes vivenciam também no contexto escolar. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This essay aims the relation between teachers and students of the community, analyzed through the teacher’s speech. To achieve this goal we contextualized the law 8.069, the Estatuto da Criança e do Adolescente and the Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, regarding the adolescent with law conflict. The methodology used was to apply a quiz to the teachers and their answers were analyzed and related to educational theoricals. We questioned about their work and which specificities it has. An interesting finding is the lack of capacity building during graduation and during the practice, causing anxiety on those professionals. We propose changes to promote the positive interaction between teachers and students and between students and the school context. The experience on the Grupo de Ensino, Pesquisa, Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais (GENPEX), that enables the contact between the graduation students, the future teachers, and the social educative system, is shown as a promising approach. We conclude pointing a necessary investment on the educative context as a transformative force, in order to disrupt the social exclusion that many adolescents experience in life and also on the school.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons