Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6283
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FernandaLafaettyDeOliveiraBezerra.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Infância e brinquedos na contemporaneidade : experiências de crianças de 3 anos
Autor(es): Bezerra, Fernanda Lafaetty de Oliveira
Orientador(es): Müller, Fernanda
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Brinquedos
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 11-Out-2013
Referência: BEZERRA, Fernanda Lafaetty de Oliveira. Infância e brinquedos na contemporaneidade: experiências de crianças de 3 anos. 2013. 67 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho buscou analisar a temática infância e brinquedos. Com o auxílio da literatura, procurou conhecer os brinquedos que as crianças possuem e a maneira pela qual deles se apropriam, para compreender a relação que estabelecem por meio do brinquedo com o mundo real a sua volta. Mais do que conhecer os brinquedos e as maneiras de apropriação, o estudo também pretende discutir as significações e representações que os brinquedos transmitem às crianças. Para isso, contou com a participação de quatro crianças de uma mesma faixa etária, três anos e, através de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, observações foram realizadas, possibilitando conhecer mais sobre a cultura infantil. É possível perceber que o brinquedo cria uma ponte entre a cultura infantil e a cultura adulta. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work aims to analyze the thematic childhood andtoys. With the supportof literature, it intends to investigate the toys children have and the waysof appropriation of them, in order to understand the relationship established through the toy with the real world. More than knowing the toys and the ways of appropriation, the study also intends to discuss the meanings and representations that toys express to children. The study counts on the participation of four children, in the same age group, three yearsof age.Through a qualitative research, field observations were carried out in order to know more about childrens` culture. It ispossible to realize that the toy creates a bridge between childrens` and adult cultures.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons