Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Corrêa, Rosângela Azevedo | - |
dc.contributor.author | Santos, Michelly Ribeiro dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Michelly Ribeiro dos. A experiência no projeto alfabetização ecológica: ABCERRADO como prática educativa na Escola Classe 02 - Estrutural-DF. 2013. 67 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. | en |
dc.description.abstract | A presente pesquisa foi realizada na Escola Classe 02 na Cidade Estrutural no Distrito Federal. O objetivo geral deste trabalho foi buscar compreender de forma qualitativa as dificuldades encontradas pelos professores em introduzir uma proposta de Alfabetização Ecológica no processo de alfabetização de estudantes do 3º ano em uma instituição de ensino público, levando em conta a resistência dos professores e a realidade local. Essa pesquisa trata-se de que uma proposta de EA crítica enfrentará resistência por parte dos professores porque isso implicaria numa mudança de postura em relação a sua forma de ver o mundo, seria necessário um investimento em novos conhecimentos não só sobre o Cerrado, mas sobre si mesmo e o Outro (animais, plantas, pessoas, ar, água, etc.) assim como uma mudança nos valores introjetados a partir da sua cultura. A metodologia utilizada na pesquisa foi revisão de documentos que norteiam a prática educativa na escola como o Projeto Político Pedagógico, as Diretrizes Pedagógicas para o Bloco Inicial de Alfabetização da Secretária de Educação do Distrito Federal, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental e a Lei 9.394 Lei de Diretrizes e Bases. Para sabermos sobre a percepção dos professores sobre o meio ambiente aplicamos um questionário e fizemos entrevistas com alguns professores e a direção da instituição. A proposta de Alfabetização Ecológica visa o crescimento interior do ser humano, transformando valores, crenças, atitudes e comportamentos para que haja o cuidado consigo, com o outro e com o meio em que vive, potencializando a ética ambiental, a prática social e a responsabilidade cidadã. Diante tudo o que foi elencado durante este trabalho monográfico, podemos dizer que os professores da Escola Classe-02 da Estrutural não se interessam pela incorporação do Projeto Alfabetização Ecológica: ABCERRADO no processo de aprendizagem dos seus alunos por vários motivos: os professores da escola ainda não são sujeitos ecológicos, então, como formar sujeitos ecológicos, se os próprios professores não o são? Afinal, não se trata apenas de ensinar sobre o Cerrado, vai muito mais além, busca-se a transformação de nós mesmos na nossa relação com o outro: seres humanos, plantas, animais, água, planeta. A EA ainda não é uma prioridade na escola devido a visão de EA que eles tem como ações pontuais no dia do meio ambiente como plantio de árvores ou coleta seletiva de lixo. Também faltam conhecimentos sobre o Cerrado, isso requer estudo e capacitação que lhes permita abrir-se para uma perspectiva de uma Ecologia Humana profunda. Apesar de ser uma proposta positiva para a Escola Classe-02, ainda há muito por ser feito nos corações e mentes dos professores. _________________________________________________________________________ RESUMEN | en |
dc.description.abstract | Durante mi graduación me guié mi entrenamiento para el área de Educación Ambiental, donde me encontré con el proyecto de Alfabetización Ecológica; ABCERRADO. Hizo la pasantía con niños de la Escola Classe-02 da Estrutural. El período de 2011-2013. Al tratar de introducir una propuesta la Educación Ambiental en una institución educativa encontró varios obstáculos, en particular la obra habla de la actitud que tienen los profesores al no incorporar la propuesta de alfabetización Ecológica: ABCERRADO en el proceso de alfabetización. El objetivo del proyecto eres ayudar a los niños en herramientas de alfabetización de su vida cotidiana y su desarrollo social, físico y cultural, la búsqueda de la formación del sujeto ecológico y la transformación de valores con actividades relacionadas con; lectura, interpretación y redacción de textos asociar el tema a través de poesías, música, dibujos, pintura y juegos. La metodología utilizada en los documentos de investigación que orientan la práctica educativa en la escuela como el Proyecto de Políticas para la Educación, Guías Pedagógicas para el Bloque Inicial de Educación del Distrito Federal, Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Ambiental de la Ley de 9.394 y la Ley de Directrices y Bases. Para saber la percepción de los Profesores con el Medio Ambiente y dibuja un perfil de ellos, que se aplica un cuestionario de "Huella Ecológica" y entrevistó Profesores y directivos de la institución, en busca de respuestas a nuestras preguntas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | en |
dc.subject.keyword | Ecologia humana | en |
dc.subject.keyword | Currículo escolar | en |
dc.subject.keyword | Cerrado | en |
dc.title | A experiência no projeto alfabetização ecológica : ABCERRADO como prática educativa na Escola Classe 02 - Estrutural-DF | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-10-11T12:32:32Z | - |
dc.date.available | 2013-10-11T12:32:32Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-11T12:32:32Z | - |
dc.date.submitted | 2013-08-01 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6282 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|