Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6279
Título: | Um estudo sobre o espaço e a rotina da creche através de episódios interativos de bebês |
Autor(es): | Gomes, Isis Cristine da Silva |
Orientador(es): | Müller, Fernanda |
Assunto: | Creches Interação social em crianças Lactentes |
Data de apresentação: | 26-Jul-2013 |
Data de publicação: | 11-Out-2013 |
Referência: | GOMES, Isis Cristine da Silva. Um estudo sobre o espaço e a rotina da creche através de episódios interativos de bebês. 2013. 70 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Esta monografia é resultado da pesquisa “Episódios Interativos de Bebês em Creche”, desenvolvida para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este trabalho também se insere dentro de uma pesquisa maior do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Infância (GIPI), que tem a pretensão de promover e divulgar pesquisa no campo dos estudos da infância. O estudo foi realizado com vinte bebês de 4 a 13 meses, atendidos em uma creche pública do Distrito Federal, tendo como objetivo investigar a relação entre o espaço e a rotina da creche e os episódios interativos de bebês. A pesquisa se filia à abordagem metodológica de pesquisa qualitativa e considera a observação participante, as notas de campo e as gravações audiovisuais como procedimentos para a coleta de dados. Para a análise, foram recortados quatro episódios interativos de bebês com seus pares de mesma idade, segundo categorias. O trabalho mostra que o espaço e a rotina possuem influência de potencializar e/ou limitar as interações de bebês no contexto de educação e cuidado, do tipo creche. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT This monograph is the result of the research "Interactive Episodes of Babies in Daycare Centres", developed for the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), funded by the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). This work is also inserted into a larger research project of the Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Infância (GIPI), which intends to promote and release research in the field of childhood studies. The study was conducted with twenty babies between four and thirteen months, who stay in a public daycare centre in Distrito Federal (Brazil). It investigates the relationship between space and routine of the daycare centre and interactive babies’ episodes. The research methodological approach is qualitative and considers participant observation, field notes and video recordings as procedures for data collection. For analysis, four peer interactive babies’ episodes were examined according to theme categories. The work shows that space and routine are potentials or constraints to babies interactions in the context of the daycare centre. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons