Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6278
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IzabellaLorrayneSantanaDeLima.pdf746,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição psicanalítica na inclusão escolar de crianças e adolescentes com autismo
Autor(es): Lima, Izabella Lorrayne Santana de
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Psicanálise e educação
Educação inclusiva
Educação de crianças
Autismo
Data de apresentação: 25-Jul-2013
Data de publicação: 11-Out-2013
Referência: LIMA, Izabella Lorrayne Santana de. A contribuição psicanalítica na inclusão escolar de crianças e adolescentes com autismo. 2013. 94 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho foi feito com base em minhas vivências com os sujeitos com autismo durante a graduação. Seu objetivo é investigar de que forma o professor pode potencializar o sujeito com autismo com sua prática pedagógica, tendo em vista o fato de que a subjetividade do professor é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem e central na atuação com crianças e adolescentes com autismo. Contrapondo às técnicas educacionais predominantes para sujeitos com autismo, o trabalho foi feito sob a luz da teoria psicanalítica, sendo que os autores em destaque são Alfredo Jerusalinsky (2012), Marie-Christine Laznik (2004) e Maria Cristina Kupfer (2000). A pesquisa foi realizada em 2012, em uma escola pública do Distrito Federal que atende os anos iniciais do Ensino Fundamental e possui turmas exclusivas de estudantes com autismo principalmente para o seu acompanhamento e intervenção pedagógica específica. A pesquisa se baseou na abordagem qualitativa, utilizando-se de uma observação participante e da análise dos registros do diário de campo como principal instrumento de coleta de dados. O foco principal foi o acompanhamento de quatro sujeitos com autismo de uma turma específica. Ao fim da pesquisa, constamos que pequenos gestos por parte do professor podem fazer uma grande diferença para a uma possível potencialização dos sujeitos com autismo na linguagem e no discurso. O professor deve procurar se esforçar para não deixar que a aparente ausência desses sujeitos os impeça de acreditar em sua potencialidade. Para isso, a teoria psicanalítica pode se apresentar como importante fundamento teórico-prático alternativo às práticas mais comumente presentes nas salas de aula com esses sujeitos. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work was based on my experiences with the subjects with autism during graduation. Your goal is to investigate how teachers can empower the individual with autism with their practice, in view of the fact that the subjectivity of the teacher is an integral part of the teaching-learning and the central role of children and adolescents with autism . Opposed to the prevailing educational techniques for individuals with autism, the work was done in the light of psychoanalytic theory, and the authors featured are Jerusalinsky Alfredo (2012), Marie-Christine Laznik (2004) and Maria Cristina Kupfer (2000). The survey was conducted in 2012 in a public school district that meets the Federal early years of elementary school and has exclusive classes of students with autism primarily for its monitoring and pedagogical intervention specific. The research was based on a qualitative approach, using a participant observation and analysis of records of field diary as a primary instrument of data collection. The main focus was tracking four subjects with autism in a specific class. At the end of the survey, we also noticed that small gestures from the teacher can make a big difference to a possible potentiation of subjects with autism on language and speech. The teacher should seek to strive to not let the apparent absence of these individuals prevents them from believing in its potential. For this, psychoanalytic theory can be presented as an important and alternative theoretical and practical to work more in the classroom with those subjects.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons