Título: | A experiência de educação integral do CEF 02 de Brasília em 2011/2012, na perspectiva de pais e professores |
Autor(es): | Souza Netto, Miriam Tereza de |
Orientador(es): | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade |
Assunto: | Currículo escolar Educação e Estado Educação integral |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 10-Out-2013 |
Referência: | SOUZA NETTO, Miriam Tereza de. A experiência de educação integral do CEF 02 de Brasília em 2011/2012, na perspectiva de pais e professores. 2013. 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi apresentar e discutir a opinião crítica de pais e de professores do Centro de Ensino Fundamental 02 de Brasília, a respeito da experiência da implantação do sistema de Educação Integral na escola, no período entre 2011 e 2012. No Distrito Federal a política de Educação Integral tem reinício recente, em 2007/2008. Simultaneamente o Governo Federal inicia o Programa Mais Educação. Ao longo dos anos aumentou-se significativamente a oferta de aumento da jornada escolar e da diversificação de conteúdos no Brasil, de modo geral, e no Distrito Federal, em particular. Participaram desta pesquisa 38 pais de alunos e 7 professores do CEF 2 de Brasília. Os dados foram coletados por meio de questionário. Os resultados apontam que pais de alunos e professores consideram que o tempo empenhado nas atividades é suficiente para sua realização, mas que os espaços não são tão adequados. A participação dos professores organiza a qualidade dos resultados, mas a dificuldade de participação dos pais no planejamento os compromete. O caráter assistencial da proposta de educação integral, retirando jovens da rua e oferecendo alimentação balanceada é considerado tão importante quanto o aspecto pedagógico, com a tentativa de diversificação curricular e interdisciplinaridade. __________________________________________________________________________ ABSTRACT The aim of this study is to present the Centro de Ensino Fundamental 2 de Brasília parents’ and teachers’ critics opinions about the Integral Education adoption by that school during the period between 2011 and 2012. In the Distrito Federal the Integral Education policy started recently, in 2007/2008. Simultaneously the Federal government had been started the Mais Educação program. Through the years, the length of the school day and diversification of contents have been significantly increased in Brazil, generally, and at Distrito Federal, specifically. In this research, there were 38 students’ participant parents, and 11 CEF 2 de Brasília’s teachers. The data was collected by a questionnaire. The results point that the students’ parents and the teachers think that the spent time in activities is sufficient, but the spaces are not so adequate. The teachers’ participation organizes the results quality, but the parents’ difficult of participation in the planning process compromises them. The assistive nature of the integral education proposal, taking young people of the streets and offering a balanced diet is considered as important as the pedagogical aspect, with the curricular diversification and interdisciplinary attempts. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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