Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | - |
dc.contributor.author | Andrade, Flavio Hermann Soares | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Flavio Hermann Soares. A visão de estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília sobre a formação do pedagogo. 2011. 110 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | O curso de Pedagogia desde sua criação foi alvo de discussão entre legisladores e especialistas em educação sobre a sua especificidade e função no cenário educacional. A começar em formar professores para atuar na educação básica através do Ensino Normal, o curso perpassa por várias modificações, até a sua última versão com a publicação das Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia, em 2006. Com a ampliação de instituições que necessitam de formadores e educadores, a legislação flexibiliza a criação do currículo nas instituições de ensino para ampliar o campo de atuação do Pedagogo e atender as especificidades locais. Este trabalho possui a prioridade em verificar a formação docente – atuação do pedagogo como professor em sala de aula – realizada pelo curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, buscando resgatar e relacionar a história da formação de professores, o currículo para a formação desses profissionais e a discussão sobre o profissional Pedagogo, juntamente com a modificação do curso na Universidade de Brasília a partir de 2002. Para analisar a visão dos estudantes, foi aplicado um questionário aos alunos formandos com questões referentes ao currículo e a atuação do pedagogo em sala de aula. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Pedagogia | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades - currículos | en |
dc.title | A visão de estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília sobre a formação do pedagogo | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-10-10T11:59:26Z | - |
dc.date.available | 2013-10-10T11:59:26Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-10T11:59:26Z | - |
dc.date.submitted | 2011-01 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6269 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | The course of pedagogy since its beginning has been the subject of discussions between lawmakers and education experts about their specificity in the educational setting. Starting to train teachers to work in basic education through the Normal School, the course runs through several modifications until latest version with the publication of the Curriculum course of the pedagogy in 2006. With the expansion of institutions in need of trainers and educators, law eases the creation of the curriculum in educational institutions to expand the field for Pedagogue and meet the specific local conditions. This work has the priority check in teacher training - work of teachers as a teacher in the classroom - conducted by the Faculty of Education at the University of Brasilia, seeking to recover and relate the history of teacher training, curriculum for their training and discussion of the professional pedagogue with the change of course at the University of Brasilia since 2002. To analyze the students' view, was also applied a questionnaire to senior students with questions regarding curriculum and work of teachers in the classroom. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.6269 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|