Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6261
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SuelyRodriguesSantana.pdf496,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Possibilidades e dificuldades de professores em utilizar jogos para aprendizagem matemática nos anos iniciais em escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Sant’ana, Suely Rodrigues
Orientador(es): Muniz, Cristiano Alberto
Assunto: Ensino - meios auxiliares
Matemática (Ensino fundamental)
Atividades lúdicas
Jogos em educação - matemática
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 9-Out-2013
Referência: SANT’ANA, Suely Rodrigues. Possibilidades e dificuldades de professores em utilizar jogos para aprendizagem matemática nos anos iniciais em escolas públicas do Distrito Federal. 2013. 60 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Embora a Matemática permeie todos os campos do conhecimento utilizados na vida prática, muitas vezes essa disciplina se distancia dos seus objetivos principais, entre eles o direcionamento de ensino-aprendizagem para a construção da cidadania e participação ativa do educando na sociedade. Utilizar jogos e atividades lúdicas para ensinar matemática é uma maneira inteligente para a superação dos obstáculos no ensino da disciplina. A proposta do uso dos jogos como recurso pedagógico, em especial no ensino da matemática nos anos iniciais, dentre outras, objetiva despertar no educando, desde cedo, o gosto pelo aprendizado desta, contribuir com a socialização dos mesmos, desenvolver o censo crítico dos alunos, a cooperação mútua e aprenderem trabalhar em equipe. A presente investigação trata de um estudo de caso que tem como objetivo geral investigar as possibilidades e dificuldades dos professores com a utilização dos jogos nas práticas pedagógicas no ensino matemático nos anos iniciais em escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Sobradinho-DF com professoras do o o2 ao 4 ano do Ensino Fundamental e realizadas observações e intervenções em ouma turma de 2 ano. Nesta pesquisa constatou-se que o jogo contribui para desenvolver nos alunos a cooperação mútua, a criatividade, a curiosidade, além da motivação. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Although mathematics permeates all fields of knowledge used in practical life, this discipline is often away from their main goals, including the targeting of teaching and learning for the construction of citizenship and active participation of the learner in society. Using games and fun activities to teach math is a smart way to overcome the obstacles in teaching the subject. The proposal of using games as a teaching resource, especially in the teaching of mathematics in the early years, among others, aims to awaken in the student early on the taste for learning this, contribute to the socialization of the same, develop students' critical census , mutual cooperation and learn teamwork. This research is a case study that aims at investigating the possibilities and difficulties of teachers with the use of games in teaching practices in teaching mathematics in the early years in the public schools of the Federal District. The survey was conducted in a public school Sobradinho-DF with teachers from second to fourth year of elementary school and made observations and interventions in a class of second year. In this research it was found that the game helps to develop students' mutual cooperation, creativity, curiosity, and motivation.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons