Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6257
Título: | O ensino de História do Distrito Federal à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais : uma proposta de aproximação entre suas diretrizes e a prática docente |
Autor(es): | Oliveira, Fabrício Melo |
Orientador(es): | Garcia, Renísia Cristina |
Assunto: | História - estudo e ensino Prática de ensino - história Currículo escolar |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 9-Out-2013 |
Referência: | OLIVEIRA, Fabrício Melo. O ensino de História do Distrito Federal à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma proposta de aproximação entre suas diretrizes e a prática docente. 2013. [71] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A presente monografia propõe-se a avaliar os conteúdos e práticas pedagógicas do ensino de História do Distrito Federal, baseada em experiência de estágio do curso de graduação de pedagogia, em uma turma do 4º ano de escola pública do Plano- Piloto de Brasília. Visa oferecer subsídios que reforcem a proposta de um ensino de História do Distrito Federal atrelado as demandas atuais e em diálogo com as diretrizes presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História (1997), criado para orientar o trabalho do educador nas séries iniciais. O estudo traz um breve percurso da História do ensino de História no Brasil a partir do final do século XVIII. Descreve os contextos que envolvem os estudantes e a escola, as metodologias e os caminhos percorridos pelo estagiário durante o processo de observação participante e de intervenção pedagógica. Em seguida, descreve a avaliação dos resultados da prática pedagógica experimentada em relação as expectativas levantadas no inicio da pesquisa. Propõe ainda, a inserção de novos conteúdos, temas e personagens históricos ao ensino de História do Distrito Federal nas séries iniciais, à luz das orientações presentes nos PCNs. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons