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Título: A formação de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental : um estudo comparativo entre o curso superior de Pedagogia e o curso Normal de Magistério
Autor(es): Freitas, Rosimeiry Pereira Gonçalves de
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Pedagogia
Professores - formação
Ensino superior
Ensino técnico
Educação de crianças
Data de apresentação: 30-Ago-2013
Data de publicação: 9-Out-2013
Referência: FREITAS, Rosimeiry Pereira Gonçalves de. A formação de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: um estudo comparativo entre o curso superior de Pedagogia e o curso Normal de Magistério. 2013. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho busca fazer um estudo comparativo entre o curso Normal de nível médio e o curso Superior de Pedagogia. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foi possível conhecer a história das Escolas Normais no Brasil desde sua criação, ainda no século XVIII até sua extinção em 1971, em decorrência da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases 5692/71, sendo substituída pelas Habilitações Específicas de 2º Grau. Com a nova LDB, os cursos de formação de professores passam a se caracterizar como curso técnico/profissionalizante e passa a atender a camada mais pobre da sociedade que viu nele uma possibilidade de entrar no mercado de trabalho. Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 e a exigência da formação de professores em nível superior, o curso Normal de nível médio vai perdendo espaço para o curso superior de Pedagogia. O curso Superior de Pedagogia que desde sua criação na década de 30, era responsável por formar especialistas em educação, passa a formar professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. De caráter mais teórico passa a ser alvo de comparações por alunos e professores, que consideravam o currículo do curso Normal de nível Médio mais coerente com a realidade de sala de aula. Partindo desse senso comum foram realizadas entrevistas estruturadas com quatro professoras com formação tanto no curso Normal de Magistério como no curso Superior de Pedagogia. Após análise das entrevistas os resultados da pesquisa apontam para uma formação mais voltada para a prática no curso Normal de nível Médio e para a construção de conceitos mais teóricos no curso de Pedagogia. As análises também mostraram que a formação em ambos os cursos tem deixado a desejar, pois, a pesquisa mostrou que os professores ao concluírem seus cursos não se sentem seguros para atuarem como professores. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to make a comparative study between the Normal Course of Teaching and Higher Education course. Through a literature search, it was possible to know the history of the Normal Schools in Brazil since its creation, even in the eighteenth century until its extinction in 1971, following the approval of the Law of Guidelines and Bases 5692/71, replaced by Specific Qualifications 2nd Degree. Thus, teacher training courses are to be characterized as ongoing technical / vocational and now serves the poorest of society who saw in him a possibility to enter the labor market. With the approval of the Law of Guidelines and Bases 9394/96 and the requirement of teacher education at the college level, the course will Magisterium Normal losing ground to the upper reaches of Education. The course of Higher Education since its inception in the 30s, was responsible for training specialists in education, begins to train teachers for kindergarten and early grades. More theoretical becomes the target of comparisons by students and teachers, who considered the course curriculum Normal Magisterium more consistent with the reality of the classroom. Based on this common sense structured interviews were conducted with four teachers with training in both the Normal course of the Magisterium and in the course of Higher Education. After analyzing the interviews search results point to a more focused training to practice in the course of teaching and the construction of more theoretical concepts in pedagogy courses. The analyzes also showed that training in both courses is left to be desired, because research has shown that teachers to complete their courses do not feel safe to act as teachers.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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