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Título: A caracterização da identidade do negro : um exemplo em duas escolas da rede pública de ensino fundamental no Distrito Federal
Autor(es): Corrêa, Rackel Acatauassú Alves
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Negros - identidade racial
Negros - educação
Cultura afro-brasileira
Discriminação na educação
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 9-Out-2013
Referência: CORRÊA, Rackel Acatauassú Alves. A caracterização da identidade do negro: um exemplo em duas escolas da rede pública de ensino fundamental no Distrito Federal. 2013. 63 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso, está dividido em três partes que se relacionam formando um todo unitário: (Parte I- Memorial, Parte II- Monografia e Parte III- Projeto de atuação profissional). Esta pesquisa é resultado de meu processo formativo traçado durante o curso, é baseado no estudo das ações de professores de 1º a 4º série do Ensino Fundamental em duas Escolas públicas do Distrito Federal, uma situada na Ceilândia Norte, e a outra na Asa Norte. As referidas ações são sobre a aplicação da Lei 10.639/03 em seu artigo 26- A que inclui o estudo da História da África e dos Africanos. Foi investigado um grupo de 22 alunos, 20 responsáveis pelos alunos e 6 da Diretoria Escolar que responderam a um questionário que tinha como objetivo saber as impressões da sociedade em torno da questão negra e do racismo. Além de identificar a importância do ambiente escolar na constituição da identidade do sujeito, especialmente o sujeito negro. Os resultados obtidos sugerem que faz diferença o trabalho que o professor exerce em sala na desmistificação da figura do negro no Brasil, além de evidenciar o quão precisamos avançar no conhecimento sobre a caracterização de nossa identidade. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present paper is made up with three parts joined in a unified whole: Part 1, Remembrance; Part 2, Paper; and Part 3, Professional Work Project. This research is the end result of my formation process during the course, based in the study of the actions of teachers of first to fourth grade in two public schools of the surrounding region of Brasília, one in Ceilândia Norte, and another in the North Wing neighborhood of Brasília. The referred actions are related to the application of the article 26- A of the Brazilian Law 10.639/03, which ordered the inclusion of Africa and African Peoples History classes. A group of 22 students was analyzed, as well as 20 parents and 6 pedagogic directors and school administration staff, who answered a research form that had the objective of measuring the importance of the school culture to the formation of the subject identity, specially the African-descent subjects. The results suggest that the effort the teacher puts into his work in class for the demystification of the image of the African-descent people of Brazil is essential, and that we need to advance our knowledge on the characterization of our identity.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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