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Título: Escola bilíngue : uma mercadoria na sociedade líquida
Autor(es): Sousa, Samira Santana de
Orientador(es): Marques, Maria Celeste Said Silva
Assunto: Educação bilíngue
Língua inglesa - estudo e ensino
Educação de crianças
Data de apresentação: 25-Jul-2013
Data de publicação: 9-Out-2013
Referência: SOUSA, Samira Santana de. Escola bilíngue: uma mercadoria na sociedade líquida. 2013. x, 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o bilinguismo na educação infantil. Para isso, realizou-se um recorte que compreende alguns objetivos específicos como verificar a legislação, examinar as escolas bilíngues, destacando a Escola Maple Bear e escolas internacionais. Os princípios teórico-metodológicos fundamentam-se em um referencial teórico sobre algumas teorias que estudam a aquisição da segunda língua. A investigação foi realizada por meio de observações feitas em sala de aula e eventos de uma escola bilíngue, com crianças na faixa dos dois anos de idade. Foram observadas as interações dessas crianças com as professoras, os colegas e outros funcionários da escola, analisando as experiências e vivências ocorridas entre eles; de estudos bibliográficos; de pesquisa em sites. Conclui-se, pela análise das observações, que a aquisição de uma segunda língua ocorre mais facilmente dentro de um ambiente que estimule a criança a utilizá-la frequentemente, havendo espontaneidade em seu uso, e que, preferencialmente, esse estímulo ocorra desde os primeiros anos de vida. Além disso, por estarmos em uma sociedade de consumidores, as escolas têm buscado se tornar um desejo de consumo e estar dentro do que as forças mercadológicas estabelecem. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims at studying bilingualism in early childhood education. For this the theoretical explores the legislation, international and bilingual schools and some theories of second language acquisition. The research was conducted through observations in the classroom and events of a bilingual school, with children between the ages of two years old. We observed the interactions of these children with teachers, peers and other school staff, analyzing the experiences and experiences that occurred between them. We conclude by analyzing the observations that the acquisition of a second language occurs more easily in an environment that encourages the child to use it often, with spontaneity in their use, and that preferably, this stimulation occurs from early years. Furthermore, because we are in a society of consumers, schools have sought to become a consumer desire and be within that market forces establish.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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