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Título: Tecnologias na educação infantil : contribuições do software educativo Hércules e Jiló
Autor(es): Silva, Susana Alves da
Orientador(es): Souza, Amaralina Miranda de
Assunto: Tecnologia na educação
Educação de crianças
Software
Atividades lúdicas
Ensino - meios auxiliares
Data de apresentação: 19-Jul-2013
Data de publicação: 9-Out-2013
Referência: SILVA, Susana Alves da. Tecnologias na educação infantil: contribuições do software educativo Hércules e Jiló. 2013. xi, 128 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo discutir a inserção da tecnologia em sala de aula, como apoio ao trabalho do professor, mais especificamente identificar a contribuição do software educativo Hércules e Jiló na aquisição de conceitos básicos na educação infantil. Com o avanço das tecnologias da informação e Comunicação na atualidade, as crianças já possuem contato com os diversos recursos tecnológicos, seja por meio dos jogos virtuais, seja pelos diversos aparatos tecnológicos, hoje facilmente colocados à sua disposição. Na educação essa realidade tem feito parte do cotidiano da escola e, portanto, é importante o professor considerar estes recursos como meio de apoio ao seu trabalho pedagógico. Neste estudo procurou-se analisar o Software Hércules e Jiló como recurso pedagógico facilitador para favorecer a aquisição de conceitos básicos pelas crianças da educação infantil, ao mesmo tempo em que buscou identificar o apoio que o mesmo pode oferecer e as contribuições ao processo de aprendizagem nessa fase de pré-alfabetização. Para tanto foram considerados alguns eixos norteadores propostos pelo currículo da educação básica- educação infantil do Distrito Federal como conteúdos a serem trabalhados utilizando interfaces e alguns jogos do software educativo Hércules e Jiló. Oliveira (2011) Kishimoto (2010) e Valente (1999) além dos documentos: RCNEI(1998) e o CEB-EI/DF(2011), serviram como base teórica para fundamentar o trabalho de campo realizado que teve a abordagem qualitativa como eixo orientador da pesquisa. Através da análise dos dados pode- se constatar que o uso do software educativo “Hércules e Jiló” pode funcionar como apoio ao professor e aos alunos em sala de aula da educação infantil, produzindo diversas situações e espaços de aprendizagem por meio do lúdico, de forma interdisciplinar, integrado ao planejamento da ação pedagógica da proposta curricular colocada pelo CEB-EI/DF, atraindo a atenção e incentivando os alunos no desenvolvimento e aquisição dos conceitos trabalhados. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study course completion aimed to discuss the inclusion of technology in the classroom, as support for the work of the teacher, more specifically identify the contribution of educational software Jiló Hercules and the acquisition of basic concepts in early childhood education. With the advancement of information technology and communication nowadays children already have contact with several resources, either through virtual games, either by the various technological devices, today easily available to them. In education, this reality has been part of the school routine and thus is important for the teacher to consider these resources as a means to support their pedagogical work. This study sought to analyze the Hercules and Jiló Software as a pedagogical resource facilitator to promote the acquisition of basic concepts of early childhood education for children, while they sought to identify the support that it can offer contributions to the learning process in this phase pre-literacy. Therefore, we considered some guiding principles proposed by the curriculum of basic education, early childhood education as the Federal District contents to be worked using interfaces and some games and educational software Hercules Jiló. Oliveira (2011) Kishimoto (2010) and Valente (1999) addition to the documents: RCNEI (1998) and CEB-EI/DF (2011) served as the theoretical basis to support the fieldwork that took a qualitative approach as a guiding principle research. Through the analysis of the data it can be seen that the use of educational software "Hercules and Jiló" can function as a support to the teacher and students in the classroom early childhood education, producing different situations and learning spaces through the playful, the interdisciplinary, integrated planning of pedagogical action of the curriculum placed by CEB-EI/DF, attracting attention and encouraging students in the development and acquisition of concepts worked.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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