Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6242
Título: | Intervenção psicopedagógica na construção de esquemas primários com uma criança de quatro anos |
Autor(es): | Santos, Janine de Almeida Safe Carneiro dos |
Orientador(es): | Vieira, Denise de Oliveira |
Assunto: | Imagem corporal em crianças Crianças - desvios do desenvolvimento Psicopedagogia Asperger, Síndrome de |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 4-Out-2013 |
Referência: | SANTOS, Janine de Almeida Safe Carneiro dos. Intervenção psicopedagógica na construção de esquemas primários com uma criança de quatro anos. 2013. 27 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo uma pesquisa de intervenção psicopedagógica que visa à construção de estruturas primárias relacionadas à percepção da imagem corporal, construção da autoimagem e representação do esquema corporal que, irão auxiliar uma criança com possível síndrome de asperger a melhorar a sua adaptação social e no ambiente escolar. O procedimento adotado (Fávero, 2001, 2005) foi desenvolvido em três fases: o contato inicial com a responsável e anamnese; avaliação psicopedagógica das estruturas cognitivas elementares apresentadas pelo sujeito e finalmente a intervenção psicopedagógica propriamente dita. Foram realizadas 12 encontros que foram transcritas e analisados. Observou-se que ao final da intervenção o sujeito apresentou um bom relacionamento social e afetivo com a pesquisadora e iniciou o processo de conscientização do esquema corporal. O trabalho serviu também para uma reflexão da postura do psicopedagogo a fim de alterar as próprias práticas visando o seu aperfeiçoamento. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons