Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6236
Título: | Avaliação dos procedimentos pedagógicos em uma classe hospitalar : uma pesquisa de intervenção |
Autor(es): | Silva, Adriana Maria Arantes Leme da |
Orientador(es): | Vieira, Denise de Oliveira |
Assunto: | Pedagogia hospitalar Prática de ensino Psicopedagogia |
Data de apresentação: | 10-Jul-2013 |
Data de publicação: | 4-Out-2013 |
Referência: | SILVA, Adriana Maria Arantes Leme da. Avaliação dos procedimentos pedagógicos em uma classe hospitalar: uma pesquisa de intervenção. 2013. 66 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente estudo descreve uma pesquisa de intervenção psicopedagógica em que as interlocuções foram desenvolvidas de modo a instigar as duas participantes a observar, a falar, a debater e a propor ações para melhoria de sua própria prática pedagógica desenvolvida com crianças e jovens hospitalizados em uma Enfermaria de Pediatria. Os resultados da avaliação inicial indicaram um ensino marcado pela transmissão de conhecimentos; ausência ou pouca qualidade na realização de planejamento, avaliação e sistematização do atendimento realizado, caracterizado também por pouca inserção de recursos lúdicos na mediação dos conteúdos escolares. A partir disso foram realizadas seis sessões de intervenção psicopedagógica, todas articuladas entre si quanto aos achados, objetivos e procedimentos. Durante as mesmas, as participantes mostraram-se cada vez mais conscientes, ativas e autônomas na reconstrução de conceitos e competências para o desenvolvimento da pratica pedagógica. O que nos permite considerar que houve impulso na formação continuada de todas as envolvidas no processo de realização do presente trabalho. E no papel deste tanto para o levantamento de informações sobre a prática docente em hospitais, como, em alguma medida, para o desenvolvimento dos procedimentos psicopedagógicos da realidade estudada. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons