Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6236
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdrianaMariaArantesLemeDaSilva.pdf633,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação dos procedimentos pedagógicos em uma classe hospitalar : uma pesquisa de intervenção
Autor(es): Silva, Adriana Maria Arantes Leme da
Orientador(es): Vieira, Denise de Oliveira
Assunto: Pedagogia hospitalar
Prática de ensino
Psicopedagogia
Data de apresentação: 10-Jul-2013
Data de publicação: 4-Out-2013
Referência: SILVA, Adriana Maria Arantes Leme da. Avaliação dos procedimentos pedagógicos em uma classe hospitalar: uma pesquisa de intervenção. 2013. 66 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo descreve uma pesquisa de intervenção psicopedagógica em que as interlocuções foram desenvolvidas de modo a instigar as duas participantes a observar, a falar, a debater e a propor ações para melhoria de sua própria prática pedagógica desenvolvida com crianças e jovens hospitalizados em uma Enfermaria de Pediatria. Os resultados da avaliação inicial indicaram um ensino marcado pela transmissão de conhecimentos; ausência ou pouca qualidade na realização de planejamento, avaliação e sistematização do atendimento realizado, caracterizado também por pouca inserção de recursos lúdicos na mediação dos conteúdos escolares. A partir disso foram realizadas seis sessões de intervenção psicopedagógica, todas articuladas entre si quanto aos achados, objetivos e procedimentos. Durante as mesmas, as participantes mostraram-se cada vez mais conscientes, ativas e autônomas na reconstrução de conceitos e competências para o desenvolvimento da pratica pedagógica. O que nos permite considerar que houve impulso na formação continuada de todas as envolvidas no processo de realização do presente trabalho. E no papel deste tanto para o levantamento de informações sobre a prática docente em hospitais, como, em alguma medida, para o desenvolvimento dos procedimentos psicopedagógicos da realidade estudada.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons