Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6236
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdrianaMariaArantesLemeDaSilva.pdf633,72 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Denise de Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Adriana Maria Arantes Leme da-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana Maria Arantes Leme da. Avaliação dos procedimentos pedagógicos em uma classe hospitalar: uma pesquisa de intervenção. 2013. 66 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.en
dc.description.abstractO presente estudo descreve uma pesquisa de intervenção psicopedagógica em que as interlocuções foram desenvolvidas de modo a instigar as duas participantes a observar, a falar, a debater e a propor ações para melhoria de sua própria prática pedagógica desenvolvida com crianças e jovens hospitalizados em uma Enfermaria de Pediatria. Os resultados da avaliação inicial indicaram um ensino marcado pela transmissão de conhecimentos; ausência ou pouca qualidade na realização de planejamento, avaliação e sistematização do atendimento realizado, caracterizado também por pouca inserção de recursos lúdicos na mediação dos conteúdos escolares. A partir disso foram realizadas seis sessões de intervenção psicopedagógica, todas articuladas entre si quanto aos achados, objetivos e procedimentos. Durante as mesmas, as participantes mostraram-se cada vez mais conscientes, ativas e autônomas na reconstrução de conceitos e competências para o desenvolvimento da pratica pedagógica. O que nos permite considerar que houve impulso na formação continuada de todas as envolvidas no processo de realização do presente trabalho. E no papel deste tanto para o levantamento de informações sobre a prática docente em hospitais, como, em alguma medida, para o desenvolvimento dos procedimentos psicopedagógicos da realidade estudada.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPedagogia hospitalaren
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordPsicopedagogiaen
dc.titleAvaliação dos procedimentos pedagógicos em uma classe hospitalar : uma pesquisa de intervençãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-10-04T11:59:41Z-
dc.date.available2013-10-04T11:59:41Z-
dc.date.issued2013-10-04T11:59:41Z-
dc.date.submitted2013-07-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6236-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons