Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6226
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MayaraDeOliveiraLealAlves.pdf786,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contando histórias encantando crianças : experiência vivenciada no Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia
Autor(es): Alves, Mayara de Oliveira Leal
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Assunto: Crianças - livros e leitura
Prática de ensino
Montessori, Método de educação
Literatura infanto-juvenil
Data de apresentação: 23-Abr-2013
Data de publicação: 3-Out-2013
Referência: ALVES, Mayara de Oliveira Leal. Contando histórias encantando crianças: experiência vivenciada no Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia. 2013. xii, 77 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como um estudo de pesquisa, cujo título é Contando histórias e encantando crianças: uma experiência vivenciada no estágio supervisionado do curso de Pedagogia. Definimos como objetivo geral revisitar o Projeto 4 – Fase 1 - Estágio Supervisionado desenvolvido com uma turma do 1º ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino da rede particular, localizada no Guará – DF. Os objetivos específicos escolhidos foram: analisar o Projeto de Leitura desenvolvido com textos literários infantis e diversos recursos didáticos e analisar a prática pedagógica da professora em uma turma de 1º ano fundamentada na Pedagogia Montessoriana. Para realizar essa pesquisa optamos pela abordagem qualitativa e a utilização dos instrumentos de registros: análise do relatório final do Estágio Supervisionado e dos registros da prática da professora regente para analisar os resultados deste trabalho. Na análise, constatei os seguintes resultados a) que a leitura por meio de textos da literatura infantil pode tornar a prática pedagógica mais atrativa para os alunos pequenos e para a professora; b) é importante criar a prática de ler com os alunos para que essa leitura se torne prazerosa; c) para o aluno fruir sobre o texto e ter um agradável momento de diversão. Este estudo trouxe-me momentos em que pude reviver a prática, bem como relacionar teoria e prática, analisar de forma mais madura o que fiz na prática, e refletir sobre como os textos de literatura podem influenciar na escrita, na aprendizagem, na criatividade e na imaginação de um aluno pequeno.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons