Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Maria Emília Gonzaga de | - |
dc.contributor.author | Pepe, Graziella Nannuci | - |
dc.identifier.citation | PEPE, Graziella Nannuci. Avaliação da aprendizagem de aluna com deficiência mental numa escola regular e privada de Brasília. 2013. 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho, caracterizado como estudo de caso, tem como objetivo principal analisar as perspectivas relacionadas à avaliação da aprendizagem da aluna com deficiência mental, incluída em sala regular, no sistema de ensino privado de Brasília. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com a professora e com a mãe da aluna, de fichas médicas junto à orientação escolar, com a autorização dos pais da aluna e duas atividades avaliativas, atividade realizada pela aluna pesquisada e a outra pelo restante da turma. O estudo verificou, em concordância com a literatura, que a adaptação dos materiais, bem como a inclusão vem sendo trabalhada de maneira equivocada pelos educadores. Também mostrou que os educadores ainda não perceberam a importância da avaliação como mecanismo para promover o crescimento e o desenvolvimento cognitivo do educando. Os professores ainda não percebem esse instrumento como um recurso auxiliador para a tomada de decisão mais apropriada no trabalho pedagógico em sala de aula. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | en |
dc.subject.keyword | Deficientes mentais - educação | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.title | Avaliação da aprendizagem de aluna com deficiência mental numa escola regular e privada de Brasília | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-10-03T12:13:09Z | - |
dc.date.available | 2013-10-03T12:13:09Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-03T12:13:09Z | - |
dc.date.submitted | 2013-03-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6220 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|