Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6214
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NatassiaCarolineDeQueirozBrito.pdf864,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos corporais : uma proposta de dança no ensino fundamental
Autor(es): Brito, Natássia Caroline de Queiroz
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Dança na educação
Movimento corporal
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 3-Out-2013
Referência: BRITO, Natássia Caroline de Queiroz. Jogos corporais: uma proposta de dança no ensino fundamental. 2013. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso pesquisou a dança na escola, tendo como objetivo geral “Analisar sobre a dança no espaço escolar”; e como objetivo específico: “Descrever e analisar as manifestações corporais e os relatos das crianças nas atividades propostas”. A dança é uma linguagem que está contemplada nos PCN’S, no entanto ela só é vista em dias específicos na maioria das escolas. Neste contexto, este estudo traz em seus capítulos um breve histórico da dança, a sua relação com a educação e a legislação, apresentando uma proposta de ensino teórico trazidos por Marques, Falkembach, Laban e prático por meio de jogos corporais propostos por Giustina e Strazzacappa, trazendo o papel do professor de dança na educação. O estudo empírico na abordagem da pesquisa-ação desenvolveu-se no contexto escolar da rede pública de uma Região Administrativa do Distrito Federal, com alunos de sete anos do 2º ano do Ensino Fundamental. A pesquisadora propôs três sessões com atividades de jogos corporais, observando o desenvolvimento e aprendizagem a partir das manifestações corporais das crianças. Os resultados mostraram que atividades com jogos corporais promovem o autoconhecimento, a ampliação do repertório corporal, o exercício da criatividade, do raciocínio lógico, da autonomia, da expressão e percepção estética das crianças.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons