Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6214
Título: | Jogos corporais : uma proposta de dança no ensino fundamental |
Autor(es): | Brito, Natássia Caroline de Queiroz |
Orientador(es): | Cavaton, Maria Fernanda Farah |
Assunto: | Dança na educação Movimento corporal |
Data de apresentação: | 26-Jul-2013 |
Data de publicação: | 3-Out-2013 |
Referência: | BRITO, Natássia Caroline de Queiroz. Jogos corporais: uma proposta de dança no ensino fundamental. 2013. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso pesquisou a dança na escola, tendo como objetivo geral “Analisar sobre a dança no espaço escolar”; e como objetivo específico: “Descrever e analisar as manifestações corporais e os relatos das crianças nas atividades propostas”. A dança é uma linguagem que está contemplada nos PCN’S, no entanto ela só é vista em dias específicos na maioria das escolas. Neste contexto, este estudo traz em seus capítulos um breve histórico da dança, a sua relação com a educação e a legislação, apresentando uma proposta de ensino teórico trazidos por Marques, Falkembach, Laban e prático por meio de jogos corporais propostos por Giustina e Strazzacappa, trazendo o papel do professor de dança na educação. O estudo empírico na abordagem da pesquisa-ação desenvolveu-se no contexto escolar da rede pública de uma Região Administrativa do Distrito Federal, com alunos de sete anos do 2º ano do Ensino Fundamental. A pesquisadora propôs três sessões com atividades de jogos corporais, observando o desenvolvimento e aprendizagem a partir das manifestações corporais das crianças. Os resultados mostraram que atividades com jogos corporais promovem o autoconhecimento, a ampliação do repertório corporal, o exercício da criatividade, do raciocínio lógico, da autonomia, da expressão e percepção estética das crianças. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons