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Título: Adolescentes em conflito com a lei : um olhar sobre a perspectiva educacional na medida socioeducativa de internação por meio da literatura
Autor(es): Silva, João Nogueira da
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Menor infrator
Medidas socioeducativas
Educação do adolescente
Literatura
Data de apresentação: Jun-2013
Data de publicação: 3-Out-2013
Referência: SILVA, João Nogueira da. Adolescentes em conflito com a lei: um olhar sobre a perspectiva educacional na medida socioeducativa de internação por meio da literatura. 2013. xiii, [92] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é examinar as possíveis influências da educação escolar regular, a educação escolar na UIPP – Unidade de Internação do Plano Piloto -, a medida socioeducativa de internação e o projeto “O Seu Olhar Modificado Pela Arte”, na Oficina Literária na formação dos adolescentes que participam do projeto. Na realização do estudo, tomamos como referência o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, formulado em 1990, no qual são apresentados os direitos das crianças e adolescentes, e o SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, formulado em 2004, tratando-se de um plano de ações baseados no exercício dos direitos humanos, sob uma perspectiva ética e pedagógica. Assim, este estudo se baseia na perspectiva dos direitos dos adolescentes que se encontram em situação de internação no cumprimento de medida socioeducativa. Partindo dessa premissa, temos a educação como um agente transformador de realidades na formação de sujeitos conscientes de seus direitos, emancipados e livres para protagonizarem sua própria história. Os sujeitos da pesquisa são adolescentes que participaram do Projeto “O Seu Olhar Modificado Pela Arte”, que acontece na forma de Oficina Literária na UIPP. O questionário e os grupos focais foram instrumentos de coleta de dados. Na análise dos resultados, constatou-se que os espaços educativos formais (escola regular e escola da unidade) se apresentaram como espaços de não reconhecimento de direitos, em que os adolescentes não se sentiam pertencentes, e que esses espaços não apresentam diferenças entre si. Os adolescentes apontaram que a medida socioeducativa, no que se refere à restrição de liberdade, não os auxilia diretamente na ressocialização, e que as atividades e os atendimentos que os proporcionam novas perspectivas poderiam ser vivenciados em outros espaços e condições, afirmando, ainda, que a restrição de liberdade piora o sentimento de raiva e insatisfação. Por fim, foi apontado que a Oficina Literária proporcionou a eles a melhoria da capacidade de interpretação dos textos, aumento da visão crítica social e a valorização da autoestima. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this research is to examine the possible influences of the regular educational school system, also the educational school of UIPP – Resocialization Unit of Plano Piloto, the social and educational act of Resocialization and the project “Your Point Of View Modified by Art” a Literary Workshop, in the formation of the adolescents that take part in the project. In this study, the reference of choice is the ECA – Children and Adolescent Statute formulated in 1990, where the rights of children and adolescents are presented and also the SINASE – National Socio-educative Treatment System formulated in 2004, being projected as a plan of actions based on the exercise of human rights under an ethical and pedagogical perspective. This way, this study bases itself upon the exercise of the human rights of the adolescents that are facing the act of Resocialization for the fulfillment of socially educative actions. Accepting that premise, we take into account that education is a transforming agent of realities in the formation of citizens aware of their rights, emancipated and free to be the main actor in their own history. The subjects of this research are adolescents that took part in the “Your Point Of View Modified by Art” project in the Literary Workshop at UIPP. The questionnaire, the documental analyses and the act of observing were the instruments for data collecting. According to the results, formal educational spaces (the formal school and the unit school) presented themselves as spaces where the rights of the students were not respected, and a place where the adolescents felt that they did not belong. Another result was that the school unit and the regular school did not present differences among themselves. The adolescents related that the social-educative measurement (focusing in the restriction of their freedom) does not help them directly during the resocialization process and that the activities and the attendances that proportionate them new perspective may be experienced in other spaces and conditions, reassuring that the restriction of liberty increase the feelings of anger and dissatisfaction. Finally, the conclusion was that the Literary Workshop proportioned them an upgrade in the capacity of understanding what was read, and also de improvement of social and critical vision and the raise of self-esteem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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