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Título: Estratégias pedagógicas e aquisição de língua estrangeira na educação infantil : um relato de experiência
Autor(es): Cavalcante, Érica Raquel de Castro
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Educação de crianças
Crianças - linguagem
Aquisição da segunda língua
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 2-Out-2013
Referência: CAVALCANTE, Érica Raquel de Castro. Estratégias pedagógicas e aquisição de língua estrangeira na educação infantil: um relato de experiência. 2013. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral: investigar, com base na perspectiva histórico-cultural, o impacto que as estratégias pedagógicas empregadas no processo de instrução formal nos anos iniciais da Educação Infantil provocam na aquisição de língua estrangeira. Para isso, exploramos no referencial teórico algumas teorias a respeito da aquisição da língua materna e da língua estrangeira, com ênfase nos estudos de Vigotski (2007) sobre interação social, formação de conceitos e assimilação de língua estrangeira. Em seguida, apresentamos o fenômeno “período crítico” e discutimos as estratégias pedagógicas (TACCA, 2006) juntamente com o conceito de andaime e outros descritores de aprendizagem (RODRIGUES-JÚNIOR, 2002). Por fim, trazemos um estudo sobre a brincadeira no desenvolvimento infantil (VIGOTSKI, 2008). Esta pesquisa é um relato de experiência, em que apresentamos situações e experiências vivenciadas no ambiente escolar. Investigamos duas turmas de séries iniciais da Educação Infantil, analisando a interação entre os pares, além do uso de estratégias docentes para auxiliar os alunos na construção do conhecimento. Concluímos, pela análise dos dados, que o processo de aquisição de língua estrangeira em contexto de instrução formal sem imersão na língua-alvo se torna muito mais limitado e difícil; que o fator idade traz benefícios e dificuldades; e que as estratégias pedagógicas devem ser constantemente ajustadas às necessidades do público onde serão empregadas, para que o ensino seja eficiente e a aquisição da língua estrangeira aconteça. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of the present work was to investigate, based on the historic- cultural perspective, how pedagogical strategies employed in the process of formal instruction in the early grades from kindergarten may promote second language acquisition. In order to achieve our aim, we reviewed theories on first and foreign language acquisition, emphasizing Vigotski’s researches about social interaction, concept formation and assimilation of foreign language. Thereupon, we show the phenomenon "critical period" and discuss pedagogical strategies (TACCA, 2006) along with the concept of scaffolding and other learning descriptors (RODRIGUES JÚNIOR, 2002). Finally, we present a study of playing in child development (VIGOTSKI, 2008). This research is an experience report, where we present situations and experiences in the school environment. We investigated two classes of the initial series of early childhood education, analyzing the interaction between pairs, as well as the teacher’s strategies to assist students in the knowledge construction were analyzed. By analyzing the data, we can conclude that the process of foreign language acquisition in the context of formal education without immersion in the target language becomes much more limited and difficult, that age brings benefits and difficulties, and that pedagogical strategies must be constantly adjusted to public demands which will be used for the teaching to be efficient and second language acquisition happen.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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