Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6191
Título: | O desenvolvimento da moral segundo Piaget e Kohlberg : uma educação para a construção da autonomia |
Autor(es): | Prandi, Daniele Gomes |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Desenvolvimento moral Autonomia - educação Educação moral |
Data de apresentação: | 6-Jun-2013 |
Data de publicação: | 1-Out-2013 |
Referência: | PRANDI, Daniele Gomes. O desenvolvimento da moral segundo Piaget e Kohlberg: uma educação para a construção da autonomia. 2013. 103 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente estudo tem como tema a compreensão do desenvolvimento da moral segundo Jean Piaget e Lawrence Kohlberg para uma educação que facilite a construção da autonomia dos educandos. O desejo de investigar a moralidade surgiu a partir de uma experiência educacional inovadora que oferecia oficinas durante o contraturno da Escola Classe 209 Sul para vinte e cinco estudantes do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. Observou-se, durante esta intervenção, que as crianças da Oficina de Corpo e Movimento relacionavam a moral com punições. Por este motivo, o objetivo da pesquisa é analisar razões dos estudantes relacionarem a moral com a punição. A metodologia é qualitativa e participativa e para a coleta de dados utilizou-se os diários de bordo escritos pelas educadoras da oficina. Notou-se, a partir do estudo das teorias sobre o desenvolvimento moral e a reflexão dos diários de bordo, que as crianças apresentavam características dos estágios da heteronomia e do nível pré-convencional. Conclui-se a partir das reflexões que os educandos da Oficina de Corpo e Movimento relacionam a moral com a punição porque eram submetidos à relação de coação adulta que os aprisionavam nos estágios iniciais da moralidade. _________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study has as its theme the understanding of moral development according to Jean Piaget and Lawrence Kohlberg for an education that facilitates the construction of students´ autonomy. The desire to investigate morality arose from an innovative educational experience that offered workshops during afternoon shift at Escola Classe 209 Sul for twenty-five students from the second to the fifth year of elementary school. It was observed during this intervention that children of Oficina de Corpo e Movimento relate moral to punishments. For this reason, the goal of this research is to analyze the reason students relate morality to punishment. The methodology is qualitative and participatory and for data collection that was used logbooks written by the workshop educators. It was noted from the study of the theories of moral development and from the reflections of logbooks that the children had characteristics of heteronomy stages and of pre-conventional level. It is concluded from the reflections that the students from Oficina de Corpo e Movimento relate moral to punishment because they were subjected to adult coercion which imprisoned them in the early stages of morality. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons