Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6184
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MariaJuvanetePereira_MariaAureaOliveira_AdrianaAndrade.pdf315,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A cidade : sua história e suas vivências : a escola contribuindo com a memória, identidade e pertença, um meio para a verdadeira cidadania
Autor(es): Pereira, Maria Juvanete Ferreira da Cunha
Oliveira, Maria Áurea Santos Domingues de
Andrade, Adriana Maria
Orientador(es): Rego, Elizabeth Danziato
Coorientador(es): Lima, Airan Almeida de
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cidadania
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Identidade social
Brasília (DF) - história
Cidadania
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 30-Set-2013
Referência: PEREIRA, Maria Juvanete Ferreira da Cunha; OLIVEIRA, Maria Áurea Santos Domingues de; ANDRADE, Adriana Maria. A cidade: sua história e suas vivências: a escola contribuindo com a memória, identidade e pertença, um meio para a verdadeira cidadania. 2010. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O Projeto visa à consolidação da identidade de nossos alunos com a cidade em que vivem. É um projeto que pretende um conhecimento mais aprofundado da cidade a partir de diferentes leituras da mesma. Isso ajuda o aluno a não se sentir alheio, desconhecido, sem pares, ajudando-o a desenvolver um sentimento de pertença, de autoestima, e ao mesmo tempo, proporcionar maior habilidade para transitar nesse meio social, para encontrar ou criar seus próprios espaços de lazer ou mesmo de trabalho. É uma leitura da cidade - e depois do mundo - o engajamento no processo de mobilização e de organização para defesa e melhoria dos direitos. Este trabalho estimula a pensar sobre a realidade, criando oportunidade de aprendizagem ao longo da vida. É uma forma de inclusão do aluno com a comunidade e vice- versa, desenvolve a autoestima e a cidadania, levando o aluno a se sentir sujeito da história do lugar. Requer não só a afirmação de sua identidade, como também, a afirmação de uma compreensão de Brasil. O local aliado à educação implica em pensar a escola e sua comunidade circunvizinha em todos os seus aspectos social, econômico, político e cultural.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.