Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rego, Elizabeth Danziato | - |
dc.contributor.author | Pereira, Maria Juvanete Ferreira da Cunha | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Áurea Santos Domingues de | - |
dc.contributor.author | Andrade, Adriana Maria | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Maria Juvanete Ferreira da Cunha; OLIVEIRA, Maria Áurea Santos Domingues de; ANDRADE, Adriana Maria. A cidade: sua história e suas vivências: a escola contribuindo com a memória, identidade e pertença, um meio para a verdadeira cidadania. 2010. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | O Projeto visa à consolidação da identidade de nossos alunos com a cidade em que vivem. É um projeto que pretende um conhecimento mais aprofundado da cidade a partir de diferentes leituras da mesma. Isso ajuda o aluno a não se sentir alheio, desconhecido, sem pares, ajudando-o a desenvolver um sentimento de pertença, de autoestima, e ao mesmo tempo, proporcionar maior habilidade para transitar nesse meio social, para encontrar ou criar seus próprios espaços de lazer ou mesmo de trabalho. É uma leitura da cidade - e depois do mundo - o engajamento no processo de mobilização e de organização para defesa e melhoria dos direitos. Este trabalho estimula a pensar sobre a realidade, criando oportunidade de aprendizagem ao longo da vida. É uma forma de inclusão do aluno com a comunidade e vice- versa, desenvolve a autoestima e a cidadania, levando o aluno a se sentir sujeito da história do lugar. Requer não só a afirmação de sua identidade, como também, a afirmação de uma compreensão de Brasil. O local aliado à educação implica em pensar a escola e sua comunidade circunvizinha em todos os seus aspectos social, econômico, político e cultural. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Identidade social | en |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - história | en |
dc.subject.keyword | Cidadania | en |
dc.title | A cidade : sua história e suas vivências : a escola contribuindo com a memória, identidade e pertença, um meio para a verdadeira cidadania | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-09-30T15:20:46Z | - |
dc.date.available | 2013-09-30T15:20:46Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-30T15:20:46Z | - |
dc.date.submitted | 2010-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6184 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Lima, Airan Almeida de | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cidadania | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6184 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|