Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6179
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlbaMartinsDeMelo.pdf904,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Representações sociais do ser professor na perspectiva dos estudantes de Pedagogia
Outros títulos: Social representations on “being a teacher” in the Pedagogy students point of view
Autor(es): Melo, Alba Martins de
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Professores - formação
Estudantes universitários
Pedagogia
Representações sociais
Data de apresentação: 27-Jun-2013
Data de publicação: 30-Set-2013
Referência: MELO, Alba Martins de. Representações sociais do ser professor na perspectiva dos estudantes de Pedagogia. 2013. 88 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar as representações sociais dos estudantes de Pedagogia da Universidade de Brasília sobre ser professor, tendo como base a teoria das representações sociais de Moscovici (2012) e a teoria do núcleo central de Abric (1998). Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa e qualitativa, onde foram aplicados no primeiro semestre de 2013, setenta e cinco questionários de evocação livre, no qual os participantes tiveram que completar a assertiva: “Para mim ser professor é ...”, com seis palavras ou frases organizadas em ordem de importância. Os dados foram analisados por meio do software EVOC 2003 levando em consideração a frequência mínima de 5, a intermediária de 7 e a média de evocação de 3,4. Sendo então demonstrado no resultado da pesquisa que as palavras evocadas com maior frequência pelo grupo de participantes e que formam o núcleo central da representação foram: educar, dedicação, responsabilidade, ensinar, amar- próximo, amar-profissão e aprender. Assim, essas palavras e expressões retratam a percepção que os estudantes têm sobre a profissão docente, sendo nesta agregada a responsabilidade social de formar cidadãos críticos em prol de uma sociedade mais justa e para realizar tal propósito consideraram que o professor tende a assumir o papel de educador que ao se dedicar a ensinar precisa dominar tanto os conhecimentos teóricos quanto os conhecimentos práticos, já que esses se apresentam como um conjunto de habilidades que constitui o ser docente. A visão que defende a práxis está apoiada nas evocações aprender, amar-próximo e amar-profissão. Portanto, no universo consensual desses estudantes emerge uma representação do trabalho docente que se remete a importância da junção entre os conhecimentos teóricos ao qual eles se apropriam no curso de formação e os conhecimentos pedagógico-didáticos, exercidos na prática cotidiana do ambiente escolar de maneira que valorize o ensino-aprendizagem através de uma dimensão socioafetiva estabelecida na relação entre professor-aluno. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of the present study is to identify and analyze the social representations on “being a teacher” in the Pedagogy students at the University of Brasilia point of view, based on the theory of social representations of Moscovici (2012) and Abric (1998) central core theory . The research was exploratory, based on a quantitative and qualitative approach, which was submitted a free-recall questionnaire to seventy five participants during the first semester of 2013. In the questionnaire the participant had to complete the statement: "For me, being a teacher is ..." with six words or expressions arranged in order of importance. The data were analyzed through the software EVOC 2003, in which considers 5 the minimum frequency of evoking, 7 as the medium frequency, and 3.4 as the average. The results showed that the most frequently evoked words/expressions were: to educate, dedication, responsibility, to teach, loving-others, loving-profession and to learn. The words and expressions portray the view that students have about the teaching profession and its social responsibility of forming critical citizens in favor of a more fair society, and, to accomplish this purpose they considered that the teacher tends to assume the role of educator to dedicate himself to teaching needs to master both theoretical and practical knowledge, once these are the skills that makes a teacher. The view that supports the praxis is based on the evocation words: to learn, loving-others, love-profession. Hence, in these students consensual universe emerges a representation of the teaching work that refers to the importance of the junction between the theoretical knowledge, which they appropriated during the training course; and the pedagogical-didactic knowledge exercised in the daily practice on the school environment in a way that values the processes of teaching and learning through a socioaffective relationship established between teacher and students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons