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Título: A contribuição de jogos e brincadeiras como práticas pedagógicas : observação participante
Autor(es): Santos, Daiany Araújo
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Jogos
Brincadeiras
Educação de crianças
Atividades lúdicas
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 30-Set-2013
Referência: SANTOS, Daiany Araújo. A contribuição de jogos e brincadeiras como práticas pedagógicas: observação participante. 2013. 83 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo desse trabalho é compreender como jogos e brincadeiras são importantes para a prática pedagógica. Durante o desenvolver do trabalho poderemos entender a importância de jogos e brincadeiras com intencionalidade pedagógica serem incluídos na educação infantil e o quanto são essenciais para a construção das relações humanas e para o desenvolvimento da cidadania, além de serem importantes transmissores de cultura. Para realização desta pesquisa adotou-se o método qualitativo através de atividades realizadas com crianças de 2 a 3 anos de idade pertencentes a uma escola particular do Plano Piloto. Foram feitas observações das atividades lúdicas previamente preparadas e elaboradas com a finalidade de promover o aprendizado e desenvolvimento das crianças. Percebe-se que mesmo com tantas pesquisas a respeito desse tema, ainda não há total entendimento da sua importância no espaço escolar, tendo em vista que o brincar tem sido reservado ao recreio e a períodos delimitados e na maioria das vezes não possuem nenhuma intencionalidade educativa. Sendo assim, ao final do presente trabalho conclui-se que as brincadeiras e os jogos tornam-se um instrumento de grande valia, tanto para os profissionais da educação como outros de diferentes áreas que pretendam obter maiores informações sobre como utilizarem-se desses recursos de maneira positiva no processo de ensino-aprendizagem, para ajudar na construção do sujeito de maneira integral em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this study is to investigate and demonstrate the importance of games and infant activities in the development process for the formation of children in school base, present in early childhood education. During the work development, we will understand the importance of games and activities, with pedagogical intent, being included in the early childhood education and how they are essential for building human relationships and the development of citizenship, besides being important transmitters of culture. To conduct this research, the qualitative method was adopted through activities with 2-3 year old children and observations of leisure activities, previously prepared, with the aim to promote the learning and development of children, were made. It can be seen that even with a lot of research on this subject, there is still no full understanding of its importance in school, considering that playing has been reserved for recreation and delimited periods, and in most cases, has no educational intent. Thus, at the end of this study, it concludes that games can become an instrument of great value for both education professionals and others from different areas who want more information about how to use these resources positively in the teaching-learning process, to help in the construction of the subject in a comprehensive way in physical, psychological, intellectual and social terms.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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