Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6162
Título: | A aprendizagem do conceito de número e do sistema numérico por portadores de DM : revisão de artigos |
Autor(es): | Grau, Gabriela Galrão de Alsina |
Orientador(es): | Fávero, Maria Helena |
Assunto: | Matemática - estudo e ensino Deficientes mentais - educação |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 27-Set-2013 |
Referência: | GRAU, Gabriela Galrão de Alsina. A aprendizagem do conceito de número e do sistema numérico por portadores de DM: revisão de artigos. 2013. [27] f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente estudo trata da análise e discussão de artigos nacionais sobre a aprendizagem matemática de deficientes mentais, especificamente a aquisição do conceito de número e do sistema numérico, sob o enfoque da psicologia do desenvolvimento. Nos estudos é possível observar a prevalência das ideias de Jean Piaget e outros autores que embasam suas pesquisas na psicologia do desenvolvimento para explicar a aprendizagem destes conceitos matemáticos. Com relação aos portadores de deficiência mental, seu desenvolvimento geral e em particular suas competências matemáticas, é preciso superar a noção que estes sujeitos se limitam às suas patologias, um fato corriqueiro nas escolas. Entretanto, não se trata de ignorar as diferenças que existem, mas, sim, ajudar o indivíduo a se desenvolver e aprender dentro das suas possibilidades. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons