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Título: Inclusão e integração escolar : paradigmas presentes no trabalho pedagógico com crianças com autismo
Autor(es): Ilha, Beatriz Carriço
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação de crianças
Inclusão escolar
Integração social
Autismo em crianças
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 27-Set-2013
Referência: ILHA, Beatriz Carriço. Inclusão e integração escolar: paradigmas presentes no trabalho pedagógico com crianças com autismo. 2013. 76 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Crianças com autismo estão cada vez mais presentes nas escolas; porém, mesmo em escolas públicas e inclusivas, frequentemente elas continuam excluídas, separadas das outras crianças e privadas do convívio social. Esse movimento binário de incluir/excluir provoca um apagamento na identidade dessas crianças, considerando que muitas vezes elas não são chamadas pelo nome e são tratadas como diferentes dos outros alunos, mas iguais entre si – como uma massa uniforme: "os autistas". Suas singularidades, portanto, não são valorizadas. Partindo das teorias sobre autismo, da história da inclusão nas escolas brasileiras e do acompanhamento e observação de uma mesma criança com autismo no estágio supervisionado em escolas do Distrito Federal que trabalham sob paradigmas diferentes, o presente trabalho assinala as diferenças entre inclusão e integração e aponta as possibilidades que a inclusão valoriza para que um sujeito, no caso da criança escolhida para este estudo de caso, possa estar com o outro. O objetivo geral desse trabalho foi investigar o processo de escolarização de uma criança em estruturação autística em duas escolas do Distrito Federal que trabalham sob os paradigmas de inclusão e integração. Um trabalho pedagogicamente comprometido com as crianças com autismo - principalmente na escola, que se configura como um espaço de socialização e de inscrição da lei - pode ajudá-las a sair da situação de exclusão, fazendo com que sejam reconhecidas como sujeito, na escola e na vida. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
Children with autism are increasingly present in schools but even in public and inclusive schools they often remain excluded, separated from other children and deprived of social intercourse. These children have their identities erased by this including/excluding movement, since many times they are not called or referred to by their names and they are treated differently from the other students, although they remain equal among themselves – a uniform mass: “autistics”. Their specific features, therefore, are unappreciated. Based on theories of autism, on the history of inclusion in Brazilian schools and on the monitoring and observation of the same child with autism in two schools of the Federal District that work under different paradigms, this paper marks the differences between inclusion and integration and points out the possibilities appreciated by inclusion so that the subject - in this case, the child chosen for this case study – can be with the other. The general purpose of this study was to investigate the educational process of a child in autistic structuring at two schools in the Federal District who work under the paradigms of inclusion and integration. A work pedagogically committed to children with autism - especially at school, which is a place for socialization and comprehension of the law - can help them to get out of the exclusion situation, causing them to be recognized as a subject in school and in life.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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