Resumo: | A presente pesquisa objetivou compreender como uma criança com AH/SD constitui concepções de si no contexto da sua escolarização. Para isso, se propôs (1) analisar o processo de escolarização para esse(a) educando(a) e o papel da escola na elaboração das suas perspectivas para o futuro, (2) identificar as demandas pedagógicas dos professores das salas de aula regular e de recursos e (3) refletir sobre as possibilidades educacionais que considerem as concepções que esse estudante têm de si a fim de maximizar a aprendizagem escolar e possibilidades de futuro. Junto à noção de subjetividade de González Rey e de Concepções Dinâmicas de Si (CDS) de Freire, a pesquisa conduziu um estudo de caso com um menino de seis anos, estudante do primeiro ano do ensino fundamental, com laudos comprobatórios de altas habilidades/superdotação de especialistas e que frequentava o programa de atendimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal mediante o atendimento à uma sala de recursos especializada na área. Foram realizadas entrevistas individuais com a criança, família, professor da sala de recursos e professora da classe regular. O desenho metodológico privilegiou os processos de significação que o sujeito do estudo passa a elaborar acerca de si mesmo no contexto sociocultural e afetivo nos quais se encontra inserido. Entre os resultados, observou-se que a criança em escolarização nos anos iniciais do Ensino Fundamental constrói as concepções de si a partir das experiências partilhadas com o outro, mas, com significações próprias. A criança, fascinada pela construção do conhecimento, aprecia atividades inter e multidisciplinaridades. Entretanto, apesar de haver ingressado no ensino fundamental há pouco tempo, se mostra frustrada e confusa com o processo de escolarização, embora demonstrar profundo interesse pelos conteúdos. As demandas dos docentes estão relacionadas em nível das políticas e planos de ação para a inclusão das crianças com AH/SD refletidas diretamente nas condições institucionais, como recursos materiais e espaço adequado, e uma didática que possibilidades considerar os interesses e motivações, trabalhando na construção das concepções de si mesmo(a)s. Entendemos ser necessário haver projetos integradores que contemplem o conhecimento em sua multiplicidade, integrando o teórico e o prático, mobilizados pelo lúdico e pela promoção das interações sociais. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This research aims at understanding the process of self conceptions construction by a gifted/talented (GT) child within beginning schooling context. thus, it proposes to (1) analyze the schooling process from the student standpoint and the school’s role in shaping their learning and their future, (2) identify teaching challenges face by his grade teacher and by the resource room teacher, (3) reflect upon educational possibilities that consider self conceptions students have of themselves in order to empower school learning opportunities and their future development. Within the notion of subjectivity by González Rey and Dynamic Self Conceptions (DSC) by Freire, the research designed a case study of a first grader six years old boy, with proper GT diagnostics, attending a resource room under the local public administration Education Program. Empirical research conducted individual interviews with the child, his family, his grade teacher, and the resource room teacher. Methodology design addressed the meaning process construction by the child about himself within the socicultural and affective contexts of his experiences. Results indicate that the schooling child build up self conceptions based on him/her shared experiences but with his own participation on the meaning construction. The child is fascinated by the knowledge process, likes activities within an interdisciplinary and multidisciplinary approach. However, he show himself highly frustrated and confused with his own schooling process, although he demonstrate deep interest in content matter. Teaching challenges comprised policies and action plans for the educational inclusion of GT children regarding institutional conditions, such us the lack of material resources and proper space, and, a teaching pedagogy that consider child interests and motivations, involving the development of self conceptions as child, students and citizenship. Study’s conclusions recommend integrating projects that acknowledge information multiplicity involving theory and practice altogether, targeting playing and promoting social interactions. |